Cartilha “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”, conheça;

Reprodução

Redação, Desacato.info. 

Nesta semana, estiveram no JTT-Manhã Com Dignidade as estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina, Alice Kaspary e Camila Betoni, para falar sobre a Cartilha “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”, resultado de projeto de extensão na universidade, Lastro.

O desenvolvimento do projeto iniciou em 2021, numa ação entre sindicatos e o Lastro. Primeiramente, foi realizado diálogo para compreender a possibilidade de desenvolver esta cartilha. Neste contexto, Camila reflete sobre a lacuna, por vezes existente entre teoria e prática. Ou seja, o intuito desta cartilha também é unir a teoria acadêmica universitária e a ação prática dos sindicatos. Entende-se neste processo, o sindicato como entidade mais próxima da realidade trabalhista existente.

A Cartilha está dividida em seis estações, pois é pensada como uma linha de transporte coletivo. A primeira estação aborda o neoliberalismo e o mundo do trabalho, na sequência, tecnologia e trabalho, a terceira fala sobre novas formas de violência, segue com desigualdades cruzadas, reformas e austeridade e a última estação se chama resistências.

Para Alice, estes projetos devem ser permanentes na universidade, pois, relaciona-se com o seu papel social. Ela afirma que, quando os acadêmicos, professores e pesquisadores realizam estas pesquisas que partem da realidade, são geradas experiências ricas. “Isto foi muito rico para a gente, enquanto laboratório e sindicatos”.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.