Capitalismo x socialismo, uma comparação problemática

socialismo e capitalismo_thumb[1]Essas são perguntas recorrentes, com algumas variações, feitas por simpatizantes/beneficiários (reais ou imaginários) do sistema capitalista-liberal em contraposição àquilo que eles imaginam ser o comunismo/socialismo na prática. Eu entendo que as façam. Nós, do Ocidente, estamos acostumados a ter como ideia de mundo, desde que nascemos, um capitalismo maravilhoso, justo e meritocrático, enquando “do lado de lá” só há totalitarismo, sofrimento e miséria. Mas existem duas questões importantes, no mínimo, que deixam a comparação um tanto problemática.

Geralmente se levanta a questão do bem estar nas sociedades capitalistas. Bem, primeiro, lembremos como eram os países capitalistas na Europa no século XIX, quando o capitalismo se consolidou de vez: trabalhadores esgotados, trabalhando 14 horas por dia, famintos, miseráveis e com uma vida de cão. Ganhavam apenas o mínimo para garantir que não morressem no trabalho. Se o capitalismo hoje parece mais humano, “social”, foi por causa das lutas sociais, das greves, dos trabalhadores organizados tomando porrada da polícia nas ruas pra garantir alguns direitos que o capital nunca deu de graça. Também existiu o medo, com a ascensão da União Soviética, de que os explorados trabalhadores se sentissem tentados a abraçar a bandeira do comunismo. Então, por conta disso, algus direitos foram assegurados para apaziguar a chama revolucionária nos países capitalistas. Ou seja, no mínimo indiretamente, cada trabalhador, socialista ou não, deve muito aos comunistas.

E segundo: poucas sociedades socialistas comunistas desfrutaram historicamente durante algum tempo de “democracia, ordem e progresso“. Porque tal como no Chile de Allende, no Brasil de Jango (que nem comunista era, apenas um defensor de direitos dos trabalhadores) diversos governantes, especialmente na América Latina, sofreram golpes de Estado com a ajuda do país “mais livre e democrático do mundo” (os EUA) que abortaram esses projetos antes que prosperassem. Isso sem falar na Venezuela, que sofreu um golpe revertido pelo povo nas ruas, e Cuba, onde Fidel é provavelmente o ser humano que mais foi vítima de tentativas de assassinato no século XX. Por isso, países como a Coreia do Norte, Cuba, entre outros, resistem militarmente, mas sofrem sanções econômicas do mundo “livre” capitalista que prejudicam o seu progresso material. Mas mesmo assim, nestes lugares não existem miseráveis, sem-teto, mendigos e famintos, como nos países capitalistas. Todos tem onde morar, tem hospital de alto nível e educação de graça, e uma participação política que não se vê nem na Europa. Isso que é bem estar social, não acham? O que adianta ter um Iphone e morrer na fila dos hospitais, ou de fome, como acontece no Brasil e em muitos países capitalistas?

São fatores, portanto, que devem sempre ser levados em conta quando alguém capciosamente pretende comparar as maravilhas do capitalismo e as “desgraças” do comunismo. Além disso “ordem e progresso“, bem como “democracia” são lemas vagos, burgueses e liberais que nunca saíram do papel de fato. A ordem que vivemos é deplorável, com uma desigualdade social mundial que só aumenta entre bilionários e miseráveis; o progresso é restrito a poucos que vivem numa bolha de consumo capitalista, enquanto o resto fica de fora da festa; e a democracia burguesa se resume a ir apertar uns botões na urna eletrônica de dois em dois anos, porque tudo é um jogo de cartas marcadas onde o poder econômico manda e os políticos obedecem.

—-

Fonte: Panorâmica Social.

1 COMENTÁRIO

  1. O que se ouve o povo dizer é “eu odeio o comunismo”,.mas não passa da mesma técnica Judaico-cristã de criar a doença e depois e cura.
    A esquerda adora o comunismo e odeia o capitalismo.
    O judaismo criou a maçã da ignorância e o pecado e o Cristianismo a salvação da pecado da maçã. Quem não percebeu o capitalismo é a exploração que negou o conhecimento da maçã por séculos deixando o mundo na sua ignorância disfarçada com o dinheiro onde as pessoas mantinham o Ego satisfeito, até que perceberam que eram idiotas pois a maioria recebe migalhas enquanto uma elite vive as custas deles.
    Então, criaram a salvação do capitalismo com o comunismo onde todos seriam iguais. Quase isso! Todos os proletários seriam iguais, mas a elite do partido que comando o estado continuou sendo a mesma que dominava com seus funcionários a serviço das fortunas capitalistas.
    Na verdade não podemos culpar nem um e nem outro, pois ambos ainda são ignorantes que podem morder a maçã. Esquerda e direita são os dois lados da mesma moeda e o povo não tem nenhuma opção.
    Os poucos que acordam e enxergam a estrutura maligna e dissimulada dos capital-marxistas são perseguidos. Eles usam os mesmos métodos de demonizar as bruxas e seus inimigos para afastar o povo do conhecimento de que existem um terceira opção. Chega a ser até difícil falar em público para o povo porque os que tem uma alternativa para sua miséria são demônios que a mídia dominante criou no inconsciente popular. Para o miserável é melhor viver de migalhas esperando a vida eterna fictícia em mundo imaginário do que ter uma vida boa e generosa neste mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.