A exatos oito dias da eleição para eleger a nova diretora da OAB/SC, a advocacia catarinense foi surpreendida pelo cancelamento do único debate que aconteceria na TV entre as quatro chapas concorrentes. A gravação estava marcada para esta quinta-feira (18), nos estúdios do SBT/SC, com veiculação prevista para o sábado (20). Entre os argumentos da direção da emissora está “a falta de consenso entre os participantes acerca das regras do evento”.
É importante que profissionais da advocacia e toda a sociedade saibam que todas as candidaturas foram convidadas para uma reunião sobre as regras, semana passada. Apenas uma se ausentou. Houve um consenso, assinado por todas as candidaturas e pelo SBT, de que o debate seria realizado com qualquer número de presentes. Por isso, estranhamos a justificativa da suspensão, alegando falta de consenso sobre as regras.
É com muita tristeza e indignação que a Chapa 3 vê confirmado, na prática, o que constatamos a respeito da condução da nossa entidade e motivo de tanta insatisfação com as recentes administrações: a OAB, que já foi referência e protagonista na defesa da democracia, se desgasta e se apequena por sua gestão autoritária com a sociedade e autocráticas com a advocacia, fragilizando a nossa classe. Não podemos aceitar este caso escandaloso, que não deixa dúvidas sobre a ausência de debate e de transparência que têm sido as práticas costumeiras dos grupos que vêm comandando a OAB do nosso estado.
É extremamente constrangedor que um debate inédito, promovido por uma emissora de TV, seja cancelado porque uma minoria prefere disputar a eleição sem discutir com nossa classe.
Precisamos dar um basta a isso tudo! Com coragem, precisamos mudar de verdade a OAB/SC!
Em nome da democracia, que só se fortalece com o livre debate de ideias; em nome do acordo já firmado e consensuado na reunião oficial da emissora, a Chapa 3 Tod@s na OAB apela ao SBT para que realize o debate, sob pena de beneficiar quem foge da discussão e prejudicar quem quer fazer a troca de ideias e apresentar propostas, de maneira saudável e necessária, como deve ocorrer numa verdadeira democracia.
Gabriel Kazapi, candidato a presidente da OAB/SC
Chapa 3 Tod@s na OAB
—