O cacique Raoni Metuktire foi internado com sintomas de pneumonia e testou positivo para a covid-19. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira 31 pelo Instituto Raoni.
Segundo o comunicado, o cacique encontra-se fora de perigo, em um bom estado de saúde, sem febre e respirando sem a ajuda de oxigênio.
O teste feito no líder Kayapó mostra que ele já possui anticorpos para o coronavírus. A nota não dá mais detalhes sobre o local que o cacique está internado.
Após um mês de alta,Raoni foi novamente internado com sintomas d pneumonia.Exames realizados e sorologia confirmaram COVID-19.Seu estado é bom,sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio.Raoni teve COVID-19 e q exames mostram presença de anticorpos e fora de perigo. pic.twitter.com/iBqE6Zu1Kj
— Instituto Raoni (@InstitutoRaoni) August 31, 2020
Leia mais: Comunicação por esquerda: precisamos mais do que o diagnóstico para vencer. #Editorial
Há cerca de um mês, o cacique foi internado em uma UTI unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital em Sinop, no Mato Grosso. Ele já estava sob observação em um outro hospital na cidade de Colíder (MT), mas foi transferido devido ao agravamento de seu estado de saúde até então.
Na época, Raoni foi internado com sintomas de fraqueza e falta de ar, complicações gastrointestinais e desidratação. Ele havia sido testado para coronavírus, mas o resultado foi negativo. Ao ter alta, o cacique retornou a sua aldeia na Terra Indígena Capoto-Jarina, localizada no Mato Grosso.