O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, durante a assembleia da entidade em Tóquio, que recebe as Olimpíadas de 2020 – embora seja em 2021 por causa da pandemia.
Sem adversárias, a candidatura de Brisbane teve 72 votos a favor e cinco contrários, além de três abstenções. “O Comitê Olímpico Internacional tem a honra de anunciar que os Jogos da 35ª Olimpíada foram entregues a Brisbane, na Austrália”, disse Bach.
“Estou muito empolgada e sinto muito orgulho por meu estado, por meu povo. Nunca na minha vida achei que isso fosse acontecer”, disse a premiê do estado de Queensland, Anna Palaszczuk.
Lar de cerca de 2,3 milhões de pessoas, Brisbane será a terceira cidade australiana a sediar os Jogos Olímpicos: as duas primeiras foram Melbourne, em 1956, e Sydney, em 2000.
Com a decisão desta quarta-feira, o COI já designou as sedes dos próximos três Jogos de Verão. Antes de Brisbane, Paris e Los Angeles organizarão as Olimpíadas de 2024 e 2028, respectivamente.
Os Jogos de Inverno, por sua vez, já têm casa garantida para 2022, em Pequim, na China, e 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Leia mais:
A tenebrosa transação da Eletrobrás. Por José Álvaro Cardoso