Bombardeio de drone dos EUA matou 10 civis no Afeganistão, diz jornal

Jornal Washington Post afirma que crianças pequenas e diversos membros da mesma família foram mortos

Afegãos e familiares de vítimas inspecionam veículo após ataque de drone dos EUA. Mais de 47 mil civis morreram na Guerra do Afeganistão. – Foto: Wakil Kohsar / AFP

O ataque aéreo não tripulado realizado pelos Estados Unidos no domingo (29) causou a morte de 10 civis, informa o jornal The Washington Post. A publicação afirma que todas as vítimas civis são da mesma “família estendida” e estavam saindo de um carro quando outro veículo foi atingido nas proximidades.

O Comando Central dos Estados Unidos afirma que o ataque tinha como alvo o Estado Islâmico e destruiu uma ameaça “iminente” ao Aeroporto de Cabul, sede da operação de evacuação dos EUA. Em comunicado, o Comando Central também destacou que estavam “cientes de relatos de vítimas civis” e que “ficaríamos profundamente tristes por qualquer potencial perda de vidas inocentes.”

Na semana passada, um ataque no Aeroporto de Cabul matou 170 civis que tentavam deixar o país e 13 militares estadunidenses. O Pentágono afirma que o EI-K, braço local do Estado Islâmico e rival do Talibã, é responsável pelo ataque terrorista. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu “caçar” os terroristas responsáveis pelo episódio.

Desde então, dois ataques com drones dos EUA foram registrados no Afeganistão.

O primeiro deles foi confirmado pelo Pentágono no sábado (28), que destacou na ocasião que pode usar drones que não necessariamente estão no Afeganistão. O ataque matou dois membros do EI-K, feriu um terceiro e não vitimou nenhum civil, de acordo com os EUA. Já o segundo ataque com drone teria impedido um carro-bomba no domingo (29) e causou as vítimas civis. O veículo teria como alvo o Aeroporto de Cabul.

Mais de 47 mil civis já morreram na Guerra do Afeganistão, de acordo com dados da Universidade de Brown.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.