Está para ser discutido hoje na Câmara dos Deputados a PEC 206 que prevê que as Universidades Públicas devem cobrar mensalidades.
A justificativa utilizada é que a cobrança de mensalidade nas universidades iria reduzir as desigualdades vivenciadas no Brasil e que a maioria dos estudantes das universidades poderiam pagar mensalidades.
Podemos perceber aqui dois projetos do Governo Bolsonaro: 1º que é o de retirar a responsabilidade do estado na garantia de direitos do povo e o 2º que é a elitização do Ensino Superior.
O atual governo utiliza novamente de desinformação (fake news) para aprovar medidas anti populares. Infelizmente a estrutura do ensino superior no Brasil não é democrática e sim desigual.
Porém cobrar mensalidades não iria igualar as coisas, muito pelo contrário, aprofundaria ainda mais a cruzada que Bolsonaro vem travando contra a educação na busca por sua elitização cada vez maior.
Vale destacar que segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior 7 a cada 10 estudantes matriculados nas Universidades Públicas são de baixa renda.
Atualmente 70% dos matriculados nessas instituições possuem renda inferior a um salário mínimo e meio. Portanto, cobrar mensalidades não irá abrir portas para estudantes, mas sim construir muros.
A saída para democratizar o ensino superior existe e passa por alguns pontos que nós do Movimento Correnteza defendemos:
1º: Recomposição do Orçamento que sofreu cortes que chegam a mais de R$3 bilhões.
2º: Suspensão do Pagamento da Dívida Pública que consome cerca de 50% do orçamento brasileiro e mais investimento na educação 3º Fim do vestibular que anualmente rouba o sonho de milhares de jovens.
Ressaltamos a necessidade de Derrubar Bolsonaro já, para que possamos garantir a permanência das Universidades Públicas e recupere a dignidade do povo brasileiro!
Movimento Correnteza – Twitter @CorrentezaBR
—