Atos do dia 1 de maio no Brasil e no mundo

Redação

Ontem (01/05/22) foi o dia internacional dos trabalhadores, por todo o mundo tomaram as ruas lembrando que este é um dia de luta e mobilização!

Em Caracas – Venezuela, a classe trabalhadora reascendeu suas lutas históricas, durante a jornada o presidente Maduro anunciou a criação de um banco digital e um fundo para os trabalhadores.

Venezuela – Foto:@PresidencialVen

Os colombianos ocuparam as ruas em diversas regiões do país exigindo do presidente Duque melhores salários, a implementação dos acordos de paz e o fim de assassinatos sistemáticos à lideranças sociais.

Colômbia – Foto:@SemanarioVOZ

Na Argentina, os trabalhadores e trabalhadoras marcharam contra o pagamento da dívida com o FMI, contra os sonegadores de impostos e pedindo políticas eficientes que combatam a inflação.

Argentina – Foto:@alferdez

Espanhóis exigem do chefe do Governo, Pedro Sánchez, medidas para controlar o aumento dos preços da eletricidade, ao mesmo tempo que exigem das autoridades o diálogo para resolver a guerra na Ucrânia.

Espanha – Foto:@CanalCaribeCuba

Na Grécia, os sindicatos convocaram uma greve nacional de 24 horas que manteve paralisados parte dos serviços públicos e do transporte marítimo, ferroviário e urbano. A greve teve como foco protestar contra a inflação e a subida dos preços, exige-se do governo a adoção de medidas em defesa do poder aquisitivo dos trabalhadores. Além disso, ocorreram marchas em várias cidades, na capital, Atenas, se reuniram 9.000 manifestantes.

Grécia – Foto: 902 Grecia

A classe trabalhadora francesa protestou contra a inflação, a diferença salarial e reivindicou a elevação da qualidade de vida. Além disso, eles pedem atenção especial à emergência climática e exigem benefícios sociais. Em várias cidades do país houve repressão policial às marchas.

França – Foto: @JLMelenchon

Os trabalhadores cubanos estiveram em milhares marchando nas principais cidades cubanas. Homenagens foram feitas aos trabalhadores da saúde que atuaram na linha de frente contra o coronavírus. Na capital, Havana, a multidão se concentrou desde as primeiras horas do dia na Praça da Revolução. Estiveram presentes o líder revolucionário Raúl Castro e o Presidente da República, Miguel Díaz-Canel.

Cuba – @PerspCommuniste

Na Itália, os trabalhadores saíram às ruas para exigir melhores salários, proteção da renda familiar, além de pedir paz na Europa. A Praça de São Francisco, na cidade de Assis, foi palco do ato convocado pelas principais centrais sindicais italianas com o lema “Trabalhar pela paz”.

Itália – Foto: Reggionline

No Chile, as marchas de trabalhadores foram fortemente reprimidas por carabineiros. Organizações sociais denunciaram que grupos de civis armados, supostamente apoiados por carabineiros, atacaram os manifestantes, ferindo três pessoas, incluindo um jornalista.

Chile – @PaoladrateleSUR

Trabalhadores brasileiros lotaram várias ruas das principais cidades do país contra as políticas neoliberais de Jair Bolsonaro. Enquanto em Brasília a mobilização em favor do presidente falhou, com pouca adesão.

Brasil – Foto:@MST_Oficial

 

Fontes:

https://www.telesurtv.net/news/trabajadores-griegos-protesta-inflacion-alza-precios-20220502-0014.html

https://www.telesurtv.net/news/europa-dia-internacional-trabajadores-20220501-0013.html

https://www.brasildefato.com.br/2022/05/01/cuba-retoma-celebracoes-do-1-de-maio-com-homenagens-aos-trabalhadores-da-saude

https://www.telesurtv.net/multimedia/trabajadores-mundo-movilizaron-reivindicando-luchas-20220501-0023.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.