Às pessoas que acreditam numa política mais humana. Por Fabiano da Luz.

Foto: Carlos Foganhole Foganhole por Pixabay

Por Fabiano da Luz.

Iniciamos o ano de 2021 visitando mais de 60 municípios catarinenses e anunciamos mais de R$10,5 milhões em emendas impositivas. Prefeituras, associações, hospitais receberão recursos para ações importantes em suas localidades. Com olhos abertos e ouvidos atentos, conhecemos as demandas de quem encontramos ao longo de nossas andanças pelo estado e a potência de desenvolvimento dos municípios. E, claro, percorremos sempre tomando os cuidados necessários contra a covid-19.

Reforçamos nossas ações por uma política mais humana que garanta dignidade às pessoas, o fortalecimento da economia e o desenvolvimento dos municípios. Por isso, apresentamos o Renda Básica permanente (Projeto de Lei n. 92/2021) no primeiro semestre. Um programa que oferece auxílio para a sobrevivência das famílias que mais necessitam. A proposta também prevê um benefício em situações emergenciais, como a da pandemia do coronavírus e da crise hídrica recorrente no estado.

Com diálogo civilizado, conquistamos medidas para amparar quem sofre com os estragos ocasionados pela estiagem. Nos mobilizamos e, por meio da união de esforços entre a Bancada do Oeste, lideranças municipais, estaduais e de entidades, aprovamos R$ 100 milhões aos municípios e também uma proposta que permite a transferência facilitada de recursos – fundo a fundo – para agilizar o processo às prefeituras.

Outra vitória foi a conquista de verbas para a implantação de uma Usina de Asfalto no Extremo Oeste, a ser coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), em São Miguel do Oeste, para garantir mais qualidade na manutenção das vias públicas de toda a região. Essa iniciativa segue o modelo de Pinhalzinho, onde fomos pioneiros nessa modalidade durante a nossa gestão como prefeito.

Também comemoramos a aprovação do Projeto que institui a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), a ser celebrada em agosto. A medida já virou lei em Santa Catarina. É uma data muito significativa para as pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas à doença. Agora, a expectativa é pela aprovação do Projeto de Lei 265/2020 que prevê a oferta de equipamentos para o tratamento de quem tem AME, além de garantir o pagamento das despesas com o atendimento fora do domicílio a crianças diagnosticadas com a doença.

Essas são algumas das ações realizadas no primeiro semestre de 2021. Avançamos, conquistamos. Sabemos que os desafios que estão por vir são muitos. Assim, vamos adiante com esperança, fazendo política do nosso jeito, com muita prosa e coração aberto para acolher os pleitos dos catarinenses.

Fabiano da Luz é deputado estadual e coordenador da Bancada do Oeste e Líder do PT na Assembleia.

A opinião do/a autor/a não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.