Documentário revela a Florianópolis dos sonhos para as crianças
Trecho do texto da jornalista Letícia Kapper.
Filme produzido durante a pandemia contou com depoimentos de cerca de 15 crianças de diferentes grupos sociais; estreia será em mostra de filmes com crianças que acontece nos dias 25 e 26 de maio
Já imaginou um parque em Florianópolis no qual as crianças pudessem brincar de achar “ossos de dinossauros” enterrados. Se não imaginou, elas imaginaram. Sonham como uma cidade com possibilidade do livre brincar na natureza, com mais aventura e parques com animais selvagens. Pensam e desejam também andar teleféricos e barcos para se deslocar, ter a possibilidade de ir a pé ou de bicicleta para a escola e participar no planejamento da cidade. Tudo isso aparece no documentário “Cidade das Crianças”, de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw, que estreia na Monstra: mostra de cinema com crianças, que será realizada nos dias 25 e 26 de maio. A exibição do documentário será na quarta, dia 25, no canal de YouTube da Usina da Imaginação, com bate-papo com as crianças participantes após a sessão.
No filme produzido entre outubro e novembro de 2020, ainda na pandemia, cerca de 15 crianças de diferentes grupos sociais da Capital catarinense falam da cidade que desejam para todas as crianças, em especial para as que estão na primeira infância – com idade entre 0 a 6 anos.
“Fica evidente a importância de ouvir as crianças para pensar melhorias na cidade, assim como a necessidade de uma cidade acessível às crianças da primeira infância. Essa escuta tem como perspectiva também sensibilizar os gestores públicos para mudanças em Florianópolis”, afirma Rita, diretora do documentário.”
O trecho do texto da colega Letícia Kapper revela do que se trata o assunto que motivou, no JTT desta terça-feira, 31 de maio, a conversa com os documentaristas, Rita Oenning da Silva e Kurt Shaw. Mas, ainda não revela aspectos fundamentais que nos ensinam, com seu dizer amável e muito sensível, experiente, de olhos andarilhos, Rita e Kurt.
A colheita saborosa dessa visão de mundo das crianças, desse imaginário revelador, trouxe citas e afirmações imperdíveis, como a exibida no título deste artigo. Os filmes você pode assistir no canal de YouTube da Usina da Imaginação. A entrevista no JTT, clicando no vídeo abaixo: