O Portal Desacato e a Cooperativa Comunicacional Sul repudiam a infame postagem realizada na conta do Instagram de “Antisemita Exposure” contra a professora e pesquisadora da UnB, Berenice Bento, por falsa, caluniosa, injusta e propensa a expor pessoas eticamente idôneas perante a sociedade.
A conta antes mencionada confunde postagens antissemitas/antijudias com publicações que criticam as políticas do Estado de Israel. Criticar o Estado sionista de Israel nada tem a ver com criticar o judaísmo. Considerar judaísmo e sionismo como sinônimos é uma estratégia utilizada costumeiramente pelo sionismo, que se adjudica a representação de todos os judeus e judias do mundo e é a ideologia que já matou mais de 23.000 palestinos, a maioria deles crianças e mulheres, desde 7 de outubro, e, muito antes, provocou a Nakba (catástrofe palestina) em 1948 com milhares de refugiados (ainda espalhados pelo mundo), cidades palestinas destruídas, propriedades e bens roubados, etc.
Declaramos que muitas vezes nosso portal tem entrevistado a professora Berenice sobre assuntos relacionados à resistência legítima do Povo Palestino e jamais, em circunstância alguma, fez declarações ou expressou sentimentos antijudeus. Instamos também a que seja apagada a citada postagem e mais uma vez frisamos a importância de não confundir propositalmente o sionismo com o judaísmo ou o semitismo, isso só ofende a inteligência alheia e expõe as pessoas na sua liberdade de expressão.
Direção do Portal Desacato