O conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, visitou, nesta terça-feira (3), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus.
Laus e Smith conversaram por cerca de uma hora sobre as competências do TRF-4 e dos tribunais superiores em Brasília. O conselheiro ressaltou que está se atualizando nos recentes casos envolvendo o combate a corrupção no Brasil, como os processos envolvendo a Operação Lava Jato.
Leia mais: Urgente: Tropa de choque vai invadir a Assembleia Legislativa do Paraná
O visitante também abordou os julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem acompanhado, como o que decidiu pelo compartilhamento de dados sigilosos de órgãos de controle financeiro sem prévia autorização judicial.
O desembargador Laus ainda aproveitou a oportunidade para debater as diferenças entre o direito penal norte-americano e o brasileiro, principalmente em relação aos institutos jurídicos do “plea bargain”, nos EUA, e do acordo de colaboração premiada, no Brasil.
No encerramento do encontro, o presidente do TRF-4 destacou a importância de órgãos como a embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições.
A reunião também contou com a presença do juiz federal auxiliar da Presidência do tribunal, Oscar Valente Cardoso.