
Por Pablo Meriquet, África en Resumen.
O Memorando de Entendimento inclui uma série de acordos e representa um marco nas relações entre os países do sul global.
Em 26 de fevereiro, Elias M. Magosi, Secretário Executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), e Jorge Arreaza, Secretário Executivo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Acordo Comercial dos Povos (ALBA-TCP), assinaram um Memorando de Entendimento sobre a cooperação entre as duas organizações. O acordo beneficiará dezenas de países nos continentes africano e americano e permitirá o progresso na negociação de acordos e a colaboração em projetos de vários tipos entre países do Sul Global.
Conforme o site oficial da SADC, “os objetivos do Memorando de Entendimento são fornecer uma estrutura dentro da qual as duas organizações colaborarão em vários programas e atividades, promoverão uma estreita cooperação e consulta sobre assuntos de interesse mútuo e fortalecerão a colaboração entre as partes na execução de seus respectivos mandatos, promoverão a industrialização, o comércio regional e internacional, a paz e a segurança, o desenvolvimento do turismo e contribuirão para o desenvolvimento econômico, social e humano de seus respectivos estados-membros”.
Entre os acordos estão o treinamento de jovens líderes, bolsas de estudo, intercâmbios esportivos e culturais e programas de colaboração nas áreas de saúde e ciência. O acordo também visa melhorar as relações entre os dois blocos de países em questões como cooperação em paz e segurança, gestão de recursos naturais, promoção do turismo, gestão de riscos, acordos comerciais, investimentos e compartilhamento de conhecimento sobre informações e tecnologias.
Em uma mensagem no Facebook, a Embaixada da Venezuela na África do Sul indicou que o acordo “é um marco importante nas relações entre as duas organizações regionais e destaca o compromisso compartilhado de promover o crescimento econômico, a paz e a integração. Ambas as organizações multilaterais compartilham os mesmos princípios de integração econômica regional e a luta contra a pobreza e a exclusão social”.
Na reunião, Arreaza enfatizou que a ALABA-TCP, fundada por Hugo Chávez e Fidel Castro, e reúne 10 países latino-americanos, procura melhorar a integração regional e reduzir a injustiça social por meio do intercâmbio cultural, solidariedade política, cooperação econômica, bem-estar social e equidade. Nesse sentido, ele enfatizou que o acordo permitirá que o bloco atinja seus principais objetivos.
Por sua vez, Magosi afirmou que os 15 países africanos que compõem a SADC se beneficiarão do acordo com a ALBA-TCP, que começou a funcionar em 2021. De acordo com Magosi, “as duas organizações têm muito em comum, como a promoção da paz e da segurança e a promoção da integração econômica e regional, sendo muito benéfico cooperar para o benefício das duas organizações e de seus cidadãos”.