Um clima de amizade, solidariedade e alegria marcou o abraço cultural realizado na tarde da última quarta-feira, feriado de independência do Brasil (7/09), no Terminal Rodoviário Rita Maria, local onde será implementado o Centro de Referência e Acolhimento a Imigrantes e Refugiados (CRAI) de Santa Catarina.
Em alusão ao Grito dos Excluídos, a iniciativa reuniu imigrantes e refugiados que vivem na Grande Florianópolis, voluntários, entidades e representantes da imprensa local. A Ação Social Arquidiocesana (ASA), representando a Pastoral do Migrante, venceu no dia 30 de agosto o certame da licitação para a execução do projeto.
De mãos dadas os participantes realizaram um abraço coletivo nas dependências da rodoviária, um ato simbólico para celebrar a conquista do CRAI, que tem expectativa de ser oficializada na próxima semana (dia 13/09, terça-feira), dia em que será assinado o contrato para dar prosseguimento à implementação do centro.
Na ocasião, foram realizadas apresentações culturais do Rap Stack FeedBack, composto pelo rapper guineense Masta Free e o rapper haitiano CK-Next; do cantor cabo-verdiano Ailton Fidju di Terra Moreira e a participação especial da guineense Bessy Ludmila Soares Tavares.