Abaixo assinado: Pela liberdade acadêmica e em defesa do Prof. Salem Nasser

O artigo do Professor Salem Nasser traz uma mensagem muito clara: trata-se de uma crítica à cobertura jornalística que a Folha de S.Paulo está dando aos fatos gravíssimos e lastimáveis ocorridos na última semana do conflito Israel e Hamas.

Foto: ICÁrabe.
A importância deste abaixo-assinado
Iniciado por Virginia Mesquita

Nós, abaixo-assinados, viemos por meio desta expressar o nosso repúdio ao texto do abaixo-assinado que circula nesta plataforma com o intuito de perseguir, julgar e calar o Professor Salem Nasser com base em um artigo publicado na sessão Opinião do jornal Folha de S.Paulo no dia 10/10/2023.

É absolutamente inaceitável afirmar que o texto do Professor Salem “promove o ódio, apoia e justifica atos terroristas”.

Em momento algum o Professor Salem Nasser dá a entender que a opinião que emite no artigo seria “o posicionamento da instituição [FGV]”. Trata-se de uma leitura crítica e pessoal de um intelectual e livre pensador.

O artigo do Professor Salem Nasser traz uma mensagem muito clara: trata-se de uma crítica à cobertura jornalística que a Folha de S.Paulo está dando aos fatos gravíssimos e lastimáveis ocorridos na última semana do conflito Israel e Hamas. Seria uma cobertura tendenciosa e parcial por não considerar as ações igualmente terroristas de um estado que segue violando o direito humanitário e as convenções internacionais que regulamentam a abominável prática da guerra.

Vale lembrar que o Professor Salem Nasser não está sozinho ao emitir tal opinião. Vários intelectuais reconhecidos internacionalmente, judeus e não judeus, assim como a ONU (e suas inúmeras resoluções ignoradas…), a Human Rights Watch, International Human Rights, a Bt Selem, compartilham da mesma opinião.

Portanto, é uma calúnia grave afirmar que o Professor Salem Nasser justifica as ações do Hamas. Em nenhum momento o artigo defende o Hamas ou mesmo analisa a sua história e funcionamento.

É também um absurdo afirmar que o professor adotou comportamento preconceituoso religioso ou nacional e atitude agressiva.

Chega a ser escandaloso e profundamente anti-democrático insinuar que o professor Salem colocaria a segurança dos alunos da FGV em risco e insinuar um pedido de demissão (dele e de outros docentes que venham a se manifestar de forma pacífica).

O professor Nasser usou, sim, a liberdade de expressão e a liberdade e competência acadêmicas para se expressar. E expressou com clareza o seu repúdio ao tratamento injusto dado pelo jornal ao Povo Palestino.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.