A verdade sobre as populações originárias da Palestina. Por Raul Carrion.

Foto: Ammar Awad/Reuters

Por Raul Carrion.

A ação genocida do Estado de Israel contra o povo palestino, assim como a limpeza étnica que ele realiza na Faixa de Gaza – expulsando e exterminando a sua população – têm sido justificada pela falácia histórica de que os judeus são o povo originário da palestina, da qual teriam sido expulsos.

Portanto, nos dias de hoje, os sionistas nada mais estariam fazendo do que reaver o que sempre foi seu…

Para desmontar essa mentira – que não tem qualquer base na realidade histórica – decidi antecipar a divulgação de um dos capítulos do livro que estou escrevendo sobre o conflito da palestina, que trata exatamente das populações originárias da palestina.
espero que a sua divulgação contribua para desmascarar as falácias nazi-sionistas que – com o apoio da mídia imperialista – tentam justificar os crimes de israel contra a humanidade!

AS MIGRAÇÕES SEMITAS

Sem ignorar o homem pré-histórico da Palestina (cultura ghassuliana, da família armenóide, e cultura celto-líbia), os primeiros povos que se radicaram na Palestina histórica foram os semitas, originários da Península Arábica. Os semitas têm sua origem no sul da Península Arábica, de onde emigraram no IV milênio a.C., inicialmente para os férteis vales dos rios Tigre e Eufrates, até então dominado pelos sumérios. Ao se misturarem com eles, deram origem aos acadianos, ascendentes dos babilônios.

Em torno de 2500 a.C., uma nova onda migratória de povos semitas deslocou-se desde o sul do Vale do Eufrates em direção oeste, até à Síria atual. De lá, uma parte se dirigiu para o sul, chegando à Palestina no século XXII a.C., sendo conhecidos como amoritas. Em torno de 1800 a.C., os amoritas já dominavam toda a região, desde o Mediterrâneo até as fronteiras da Babilônia.

No século seguinte, Hamurabi ocupou a parte norte do território e os amoritas concentraram-se na Palestina. As populações amoritas que habitavam ao longo da costa tornaram-se conhecidas como cananeus ou fenícios. Portanto, os amoritas – como eram conhecidos os habitantes das regiões montanhosas do Leste – e os cananeus (ou fenícios) são os imigrantes mais antigos da Palestina. Daí decorreu o nome histórico de “Terra de Canaã” ou “Fenícia (“país da púrpura”). Entre as cidades dos Cananeus estava Jerusalém, cuja fundação remonta a 1800 a.C.

Em seus primeiros tempos, a Terra de Canaã – situada no encontro dos poderosos impérios babilônico, assírio e, egípcio – sofreu sua influência e domínio. Os cananeus (fenícios) que foram empurrados para o norte transformaram-se em exímios navegantes, dando origem a uma importante nação marítima do mundo antigo. Tanto que, antes de ser um mar grego ou romano, o Mediterrâneo foi um mar fenício. A humanidade também deve a esse povo semita o seu primeiro alfabeto.

A migração dos arameus foi a terceira grande onda migratória dos povos semitas. Inicialmente, eles se dirigiram para a Mesopotâmia, de onde seguiram para a Síria. No século XV a.C., os hebreus se separaram dos arameus e se deslocaram para o sul, chegando a Canaã, então província egípcia. Nas primeiras décadas após a sua chegada a Canaã, os hebreus viveram obscuramente nas cercanias dos centros urbanos cananeus e adotaram a sua cultura, mais avançada. Por volta de 1400 a.C., devido aos conflitos e à fome, que grassaram em Canaã, os hebreus emigraram para as terras férteis do Delta do Nilo, sem que os faraós se opusessem a isso.

Duzentos anos depois, devido às perseguições de uma nova dinastia egípcia, menos tolerante em relação aos imigrantes, os hebreus ou israelitas – já então professando o monoteísmo judaico – retornaram e invadiram Canaã pelo Leste, atacando os cananeus e ocupando as suas terras. Na mesma época, os filisteus – “povos do mar” (de origem egeia, e não semítica) – atacaram os cananeus a partir do Oeste e ocuparam a planície marítima costeira, desde Gaza até Jafa, região que posteriormente veio a ser conhecida como Filisteia. Colocados entre dois fogos, os cananeus acabaram derrotados, após uma longa luta.

OS EFÊMEROS REINOS JUDEUS NA PALESTINA

À medida que o avanço filisteu se aproximava dos territórios ocupados pelos hebreus (que passaram a ser chamados de judeus devido à sua religião), o choque tornou-se inevitável. Em um primeiro momento, os filisteus venceram e passaram a ocupar a maior parte de Canaã, que passou a chamar-se “país dos filisteus” (Filastin em árabe, de onde se origina a denominação Palestina).

Em 1010 a.C., as 12 tribos israelitas se unificaram sob o comando de Saul e se rebelaram contra oss filisteus, mas foram derrotadas. Saul e seus três filhos foram mortos. Depois de uma disputa entre as tribos israelenses do Norte e do Sul, em torno da sucessão, assumiu o trono Davi,d da tribo de Judá.

Após derrotar os filisteus e confiná-los na faixa litorânea, Davi conquistou Jerusalém e fez dela a sua capital. Em seguida – aproveitando-se dos graves problemas internos que imobilizavam a Assíria e o Egito –, expandiu o seu reino ao norte e ao sul. Foi um período de florescimento da cultura e da literatura hebraica, a partir da escrita herdada dos fenícios.

Davi foi sucedido no trono por Salomão (966-926 a.C.) que se notabilizou pelo fausto e por grandes construções religiosas. Após da morte de Salomão, as dez tribos do Norte formaram o reino de Israel e as duas tribos do sul o reino de Judá. Os dois reinos tornaram-se rivais, senão inimigos. Em 920 a.C., os egípcios, aliados de Israel, invadiram Judá e saquearam Jerusalém, exigindo pesados tributos.

Em 722 a.C., Sargão II converteu o reino de Israel em uma província assíria e a elite israelita foi deportada para províncias remotas do Império. Foram enviados para a Palestina imigrantes da Média, Babilônia, Síria e Arábia. O pequeno reino de Judá tornou-se tributário da Assíria e, depois, da Babilônia. Em 586 a.C., o reino de Judá negou-se a pagar tributos à Nabucodonosor e um exército babilônico sitiou e destruiu Jerusalém. Muitos judeus foram levados em cativeiro para a Babilônia, outros fugiram para o Egito, mas a maioria permaneceu na Palestina.

Portanto, o primeiro reino judeu na Palestina só surgiu em 1010 a.C. – quase 1.200 anos após a chegada dos cananeus – através da unificação das 12 tribos de Israel por Saul. Mas, já em 925 a.C., Israel e Judá se dividiram em dois reinos rivais. Em 722 a.C. o reino de Israel deixou de existir, conquistado pelos assírios. E, em 586 a.C., o Reino de Judá, então tributário da Babilônia, foi destruído:

“No fim do século XIII a.C., a hegemonia na Palestina passou para uma aliança de tribos hebraicas que tinha o nome de Israel. (…) As antigas tribos hebraicas ocuparam gradualmente as cidades povoadas por tribos de cananeus, matando-as ou expulsando-as dos locais onde viviam. (…) Nos finais do século XI surgiu o reino de Israel. O primeiro rei deste Estado foi Saul (…). Depois subiu ao trono David (1004-965), oriundo da tribo de Judá. A capital do Estado passou a ser a cidade de Jerusalém, por ele conquistada. (…) Cerca de 925 a.C., Israel e Judá, que anteriormente constituíam um reino só, passaram a constituir dois Estados separados. (…) em 722 a.C. Samaria foi conquistada pelos assírios e o reino de Israel deixou de existir (…). Em 597 a.C. a Babilônia submeteu Judá ao seu domínio. Mas passado pouco tempo Judá insurgiu-se contra esse jugo e em 586 o rei babilônico Nabucodonosor II tomou Jerusalém destruiu o templo e levou presos para a Babilônia mais de dez mil habitantes da cidade (…). Isto pôs termo à existência do Estado de Judá.” [1]

Em 538 a.C., o rei persa Ciro venceu e anexou o Império babilônico, incluída a Palestina. Ao encontrar uma colônia judia originária das deportações de Nabucodonosor, autorizou a sua volta à Palestina, o que poucos fizeram. Muitos anos depois, o rei persa Artaxerxes (465-424 a.C.) autorizou a volta de dois outros grupos de judeus: um sob a chefia de Neemias, o outro sob a chefia de Esdras, que estabeleceram uma espécie de teocracia, onde os sumos sacerdotes governavam o país, ainda que sob suserania persa.

Atribui-se a Esdras a proibição dos casamentos mistos, que criou uma barreira entre os judeus e os gentios, visando impedir a diluição do povo de Israel nos demais habitantes da Palestina. Referindo-se à proibição do casamento misto e à expulsão das mulheres não judias e de seus filhos, o judeu polonês Heirich Graetz, nascido na Posnânia, afirmou: “Aos olhos de Ezra {Esdras], era um pecado horrível; segundo ele, a raça israelita era uma raça santa, para quem toda mistura com estrangeiros, mesmo que tivessem renunciado à idolatria, imprimia uma mácula.”[2]

Em 167 a.C. – já sob o domínio dos herdeiros do império macedônico, que havia conquistado a Pérsia e seus domínios, entre eles a Palestina –, eclodiu a revolta dos macabeus, em Judá, que levou à formação do efêmero reino judaico dos hasmoneus, que durou até 63 a.C. Nesse ano, Pompeu – em nome de Roma, já então a potência dominante na região – conquistou Jerusalém e encerrou a rebelião dos macabeus, estabelecendo um protetorado romano sobre a Palestina.

Em 66 d.C., mais uma vez por razões religiosas, eclodiu outra rebelião judaica, desta vez contra os romanos, a qual foi duramente reprimida por Vespasiano e por seu filho Tito, que tomou Jerusalém em 70 d.C. Em 132 d.C., ocorreu a última revolta dos judeus na Palestina, dirigida por Bar Kokhba. Os revoltosos tomaram Jerusalém e conseguiram mantê-la durante dois anos. Depois de derrotá-lo em 135 d.C., os romanos arrasaram Jerusalém e sobre suas ruínas edificaram a Élia Capitolina, proibindo nela a entrada dos judeus, sob pena de morte.

Findo o domínio romano, a Palestina caiu, sucessivamente, sob a dominação islâmica (fim do século VII), dos cruzados, otomana (1516) e inglesa (1919). Durante séculos, as comunidades judaicas remanescentes no Oriente Médio conviveram em harmonia com a maioria muçulmana que ali existia.

A FALÁCIA DO “ANTISSEMITISMO ÁRABE” E DO “DIREITO HISTÓRICO JUDEU” À PALESTINA

Esse breve apanhado da História da Palestina deixa claro que tanto árabes como hebreus têm origem semita e que os seus ocupantes mais antigos são os cananeus, e não os hebreus (judeus ou israelitas). Os cananeus – misturando-se com os outros povos que ali chegaram ao longo dos séculos, inclusive os hebreus – são os ascendentes dos palestinos de hoje.

Por outro lado, em 4.500 anos de história, o domínio judeu sobre toda Palestina perdurou menos de cem anos. Quanto ao reino de Israel, surgido após a separação de Judá, durou apenas dois séculos. E o pequeno reino de Judá teve menos de 450 anos de vida – entre 1010 e 586 a.C. –, grande parte dos quais foi tributário de algum dos impérios regionais.
Daí o absurdo da pretensão dos sionistas de querer fundamentar o seu “direito” à Palestina em uma falsa anterioridade histórica dos judeus na “Terra de Canaã”. E, pior ainda, de acusar de “antissemitas” aqueles que defendem o direito dos palestinos – igualmente semitas – de viverem em suas terras ancestrais na Palestina.

Da mesma forma, fica claro que não há qualquer fundamento nas explicações para o atual conflito entre judeus e palestinos com base em diferenças religiosas ou raciais, pois esse conflito só surgiu com a ocupação das terras palestinas pelos judeus sionistas.

Referindo-se a pretensão absurda dos sionistas de terem um “direito histórico” à Palestina, o ex-diretor do Conselho Americano pelo Judaísmo, Norton Mezeninsky afirmou:

“Este aspecto central da filosofia sionista é de falácia tão evidente que dificilmente se poderia esperar que convencesse ou convença a muitos atualmente. (…) Como o próprio I. F. Stone, judeu sionista, escreveu recentemente, ‘existe boa parcela de sofisma na questão sionista. Toda a terra teria de ser revolvida se pretensões de 2.000 anos fossem de repente permitidas’.”[3]

Nesse mesmo sentido pronunciou-se o conhecido professor e jurista Henry Cattan, nascido em Jerusalém e especialista em Direito Internacional:

“A pretensão sionista a um título histórico sobre a Palestina não tem fundamento no Direito nem no fato. (…) Quantos revolucionamentos não ocorreriam no mundo se o relógio da História fosse recuado e as situações territoriais atuais tivessem de ser retificadas e restauradas ao que eram há dez ou vinte ou trinta séculos? É evidente que uma antiga conexão histórica não (…) justifica o desapossamento dos habitantes originais do país [os palestinos].”[4]

O MITO DO “EXODO” DE DOIS MIL ANOS

Não satisfeitos, porém, os sionistas propalam o mito de que, em consequência da sua luta contra os romanos, os judeus teriam sido obrigados a um “êxodo” de dois mil anos, tornando-se um povo errante no mundo, “injustiça” que só teria sido superada com o retorno dos judeus à Eretz Israel (Terra de Israel) e com a criação do Estado de Israel, em 1948.

O historiador israelense e judeu de origem, Shlomo Sand, Professor da Universidade de Tel-Aviv, em dois livros fartamente documentados – A INVENÇÃO DO POVO JUDEU (2011) e A INVENÇÃO DA TERRA DE ISRAEL (2012) –, desmente esse mito sionista e comprova a inexistência de qualquer exílio do povo judeu no início do primeiro milênio da nossa era. Demonstrou, ainda, que a imensa maioria dos judeus do mundo não tem origem na Palestina e sim da expansão da religião judaica nos diversos continentes, sem qualquer origem “étnica” ou “racial” nos antigos reinos de Israel ou Judá:

“Como já indiquei, depois de muitos anos estudando história, não acredito na existência passada de um povo judeu exilado de sua terra, tampouco na premissa de que os judeus descendem originalmente da antiga terra da Judeia. (…) Para consternação dos antissemitas, os judeus nunca foram um ethnos estrangeiro de invasores vindo de longe, mas sim uma população autóctone cujos ancestrais, na maior parte, converteram-se ao judaísmo antes da chegada do cristianismo ou do islã.” [5]

Shlomo esclarece que todos que assumissem a religião judaica – seja pela força, seja espontaneamente – passavam a ser considerados “judeus”, independentemente de sua origem étnica. Mais que isso, Shlomo recorda a existência fora da Palestina de inúmeros reinos judeus, surgidos em diferentes regiões geográficas, como os reinos de Sabá ou himiarita (Iêmen), Nabateu (Arábia) Adiabena (Mesopotâmia), Dahya Al Kahina (norte da África), Semien (leste da África), Kodungallur (sul da Índia) e o grande império Kazar (sul da Rússia), além de fortes comunidades convertidas ao judaísmo em Alexandria, Damasco, Antióquia, Éfeso, Atenas, Roma, Armênia, Espanha, Polônia, Rússia, entre outras.
Shlomo Sand chama atenção para o completo silêncio dos historiadores sionistas em relação à expansão do judaísmo para esses reinos e comunidades cujas populações não tinham origem na Palestina e debita isso ao “medo profundamente enraizado de um golpe contra a legitimidade da ação sionista, caso fosse revelado que os colonos judeus não eram os descendentes diretos dos ‘filhos de Israel’(…)”.[6] E complementa: ”O Estado de Israel dos anos 1970, que se engajou com ímpeto na expansão territorial, não poderia ter encontrado – sem se apoiar na Bíblia e na memória do ‘exílio do povo judeu’ –, as justificativas necessárias à anexação da Jerusalém árabe e à extensão da colonização na Cisjordânia, em Gaza, no Golam e mesmo no Sinai.”[7]
O conhecido escritor judeu Arthur Koestler, sionista na sua juventude, expressou a mesma opinião:

“A grande maioria dos judeus sobreviventes vem da Europa Oriental e, em consequência, ela pode ser principalmente de origem khazar. Isso queria dizer que os ancestrais desses judeus não vinham das margens do Jordão, mas das planícies do Volga, não de Canaã, mas do Cáucaso, onde se viu o berço da raça ariana. E, geneticamente, eles seriam mais próximos dos hunos, dos uigures, dos magiares, do que da semente de Abraão, Isaac e Jacó. (…) Não ignoro que se poderia interpretá-lo (…) como uma negação do direito à existência do Estado de Israel. Mas este direito não está fundado nas origens hipotéticas dos judeus nem na aliança mitológica entre Abraão e Deus (…) quaisquer que sejam as origens raciais desses cidadãos de Israel e quaisquer que sejam as ilusões que eles nutrem a respeito de si próprios, seu Estado existe de jure e de facto (…).” [8]

CONCLUSÕES

Com base nos fatos históricos, podemos afirmar:

1. Os imigrantes semitas mais antigos da Palestina são os cananeus (ou fenícios), que ali chegaram em 2.200 a.C. Por isso, a região ficou conhecida como “Terra de Canaã” ou “Fenícia (“país da púrpura”). Inclusive, foram os cananeus que fundaram Jerusalém, em 1.800 a.C.

2. A segunda migração semita para a região foi a dos arameus, que foram para a área da atual Síria. Em 1.500 a.C., os hebreus se separaram dos arameus e migraram para a Terra de Canaã – ocupada já há sete séculos pelos cananeus –, onde passaram a viver de forma obscura. Em 1.400, para fugir da fome, migraram para o Egito, onde foram acolhidos pelo faraó. Duzentos anos depois (1.200 a.C.), perseguidos por uma nova dinastia egípcia, retornaram à Canaã e atacaram os cananeus, tomando suas terras. Mas logo tiveram que enfrentar os filisteus (os “povos do mar”, de origem egéia), que os derrotaram. Com a vitória dos filisteus, a Terra de Canaã passou a chamar-se a “terra dos filisteus” ou “Filastin”, origem da palavra “Palestina”

3. Será só em torno de 1.000 a.C. – sob a liderança de Davi, da tribo de Judá –, que as tribos israelitas conseguiram vencer os filisteus, tomaram Jerusalém e criaram o seu reino em toda a Palestina. Mas já em 925 a.C., após a morte de Salomão, ele dividiu-se em dois reinos rivais – Israel, ao norte, e Judá, ao sul. Dois séculos depois, em 722 a.C., o Reino de Israel deixou de existir e tornou-se uma província da Síria. Já o Reino de Judá foi destruído pelos babilônios em 586 a.C.

4. Assim em quatro milênios de história da Palestina, o domínio israelense de todo o território só ocorreu por algumas décadas, durante os reinados de Davi e Salomão, e 1.200 anos após a chegada dos cananeus. Após a divisão, o Reino de Israel, ao norte, durou dois séculos e o de Judá, ao sul, pouco mais de três séculos, mas já como reinos vassalos.

5. Por fim, os judeus que formaram o atual Estado de Israel não têm, na sua imensa maioria, qualquer origem étnica nas antigas populações israelenses originárias da Palestina e sim em populações das mais variadas regiões e origens étnicas que haviam se convertido ao judaísmo.

POR TUDO ISSO, FICA EVIDENTE O COMPLETO ABSURDO DA PRETENSÃO DOS SIONISTAS DE TEREM UM DIREITO HISTÓRICO À PALESTINA E COM ISSO TENTAREM JUSTIFICAR O GENOCÍDIO DO POVO PALESTINO!

[1] BONGAR-LEVIN, Grigori (redator principal). Civilizações Antigas do Oriente e do Ocidente, Tomo 1. Lisboa: Editorial Avante/Edições Progresso, 1989, p. 90.

[2] SAND, Shlomo. A invenção do povo judeu. São Paulo: Benvirá, 2012, p. 143.

[3] MEZEVINSKY, Norton. O conflito do Oriente Médio. In: GATTAZ, André. A Guerra da Palestina – Da criação do estado de Israel à Nova Intifada. São Paulo: Usina do Livro, 2002, p. 25.

[4] HOUAT, Stephan Fernandes. A criação do Estado de Israel e um Estado único como solução dos conflitos. In Revista Saber. Ciências Sociais Aplicadas – V.7, nº 1. Belém do Pará: Editora Cesupa, jan./jun. 2008, p. 298.

[5] SAND, Shlomo. A invenção da Terra de Israel. São Paulo: Benvirá, 2014, p. 28.

[6] SAND, Shlomo. A invenção do povo…, idem, pp. 423-424.

[7] Idem, pp. 430-431.

[8] KOESTLER, Arthur. The thirteen Tribe. In: SAND, Shlomo. A invenção do povo…, idem, pp. 429-430.

Raul Carrion é historiador e escritor.

A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei Raul, leitura fácil e fluida de um assunto tão intricado e polêmico. Pra mim foi extremamente esclarecedor ,pois conhecia pouquíssimo dessa parte da história. Obrigada.

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