“A Psicologia brasileira viveu momentos de grande repercussão entre o final do século vinte e começo do vinte e um. Eventos que reposicionaram a profissão no espectro social, impactaram a formatação da profissão e constituíram enorme inovação no modo de compreender a relação da ciência e da profissão com a política.
Atualmente ocorre enorme demanda de informação sobre esses eventos. Essa demanda é quase sempre apresentada para Ana Bock. Ana é procurada por ser uma pessoa que sintetiza esse processo, por ter estado à frente da maior parte das iniciativas que produziram esse acréscimo de dimensões novas à vida da profissão. Coisas como atenção a Direitos Humanos, qualificação da prática profissional, relação com o Estado e com movimentos sociais, enfrentamento do pensamento colonizado, relação com o pensamento latino-americanista, além da produção de referência histórica para compreensão do desenvolvimento da Psicologia.” Marcos Ferreira.
A demanda assinalada pelo psicólogo Marcos Ferreira será atendida numa produção seriada da TVT. Sobre ela e sobre aspectos históricos e conceituais do assunto, Marcos falou com o jornalista Raul Fitipaldi no JTT A Manhã com Dignidade.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: