Redação do Portal Desacato.
O programa Mural da Manhã, com Sofia Andrade e Marina Caixeta, conversou com Alberto Cantalice, diretor de comunicação da Fundação Perseu Abramo. Cantalice é vice-presidente adjunto da Secretaria Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores.
O PL (https://iela.ufsc.br/governo-lula-sanciona-lei-que-favorece-monopolio-da-midia/) que ampliou os poderes de concentração dos grandes monopólios da comunicação no Brasil produziu uma grande rejeição nos veículos de comunicação alternativos e independentes. Segundo Cantalice é importante deixar claro que o governo nacional não é um governo do PT, é uma coligação dentro da qual há, especialmente no parlamento, um grande rechaço às mídias independentes. Muitos parlamentares, afirma Cantalice, são donos de emissoras de rádio e televisão e não querem concorrência.
Para o diretor da Perseu Abramo, hoje, no entanto, o problema maior nem é a concentração da grande mídia, o que é ruim sim, mas, é muito pior o espaço de disputa com o fascismo e a mentira nas chamadas redes sociais. O Poder Judiciário está se debruçando sobre isso, porque não há problema em expressar o pensamento e sim em mentir e usar a máquina pública para ludibriar à sociedade.
A posição do presidente Lula, num governo com uma coalizão tão ampla, fica limitada à governabilidade necessária na recuperação da manteção da democracia. Ao menos é o que se desprende das palavras de Alberto Cantalice. Para ele, ainda há uma luta pela consolidação do estado democrático de direito.
A entrevista completa com Alberto Cantalice você acessa no vídeo da programação matinal do Portal Desacto, no Mural da Manhã, que começa a partir das 10 h da manhã.