A ligação de Pedro Guimarães com um canal de notícias do YouTube

    O economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundada pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet

    Foto: Reprodução/YouTube

    Demitido da Caixa Econômica Federal nesta quarta (29) após acusações de assédio sexual publicadas pelo site Metrópoles, o economista Pedro Guimarães tem conexões com o canal MyNews, fundado pela jornalista Mara Luquet, ex-Globo, e pelo humorista Antonio Tabet.

    Guimarães se especializou em privatizações nos EUA, tendo um PhD pela Universidade de Rochester, e atuado em bancos como Santander. Sua carreira menos conhecida, no entanto, se deu no Grupo Brasil Plural, fundado em 2009, que cuidava de R$ 40 bilhões em gestoras no ano de 2017 segundo reportagem do jornal Valor Econômico.

    Uma das gestoras financeiras da Plural é a Genial Investimentos, uma das primeiras parcerias comerciais do canal de Youtube MyNews, fundado em 16 de fevereiro de 2018 e com mais de 100 milhões de visualizações. Uma série de vídeos feita pelo canal chamada “Economia é Genial” ajudou a promover a Genial.

    Alguns desses programas foram apresentados pela própria jornalista Mara Luquet, ex-Globo. Com a vitória de Jair Bolsonaro e o nome de Guimarães definido para a presidência da Caixa Econômica Federal, o MyNews deu espaço para uma entrevista chapa-branca logo no primeiro ano. Conversou com o economista em um vídeo publicado em 11 de setembro de 2019. Nele, Guimarães defende a privatização do banco público.

    No escândalo de empréstimos de Michelle Bolsonaro para amigos através da Caixa divulgado pela revista Crusoé, o destaque dos vídeos do MyNews foi sempre para a primeira-dama, sem comprometer o economista ligado à Genial Investimentos. O nome de Guimarães é citado em uma live de outubro de 2021, quando o nome de Paulo Guedes apareceu nos Pandora Papers, ganhando com offshores.

    Na época, a queda de Guedes chegou a ser especulada e o nome de Pedro Guimarães surgiu como possível substituto. O MyNews afirmou que ele era uma “assombração do mercado”.

    Quando o Metrópoles publicou as denúncias de que Guimarães cometeu assédio sexual enquanto presidente da Caixa Econômica, o primeiro vídeo do MyNews sobre o assunto não trazia o rosto do economista e apenas o título “O combate aberto aos direitos das mulheres”, sem cobrir com objetividade o assunto.

    O segundo vídeo traz o título “Após denúncias de assédio sexual, presidente da Caixa afirma que vida é pautada pela ética” e uma entrevista com o deputado Marcelo Calero (PSD) e com Isabela Rahal, da ONG Elas no Poder.

    Politicamente, o canal MyNews se posiciona como terceira via ou “nem-nem”: nem Lula e nem Bolsonaro. Seus vídeos mais vistos são um sobre a Tragédia de Brumadinho e uma entrevista com Ciro Gomes, ambos com mais de um milhão de visualizações.

    DCM procurou a assessoria de comunicação da Genial, que mandou o seguinte esclarecimento: “A Genial (atual denominação do Grupo Brasil Plural) esclarece que o economista Pedro Guimarães não faz mais parte de seu quadro societário, tendo se desligado do grupo em 2018”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.