“A espiritualidade é uma ferramenta para contribuir para nossa saúde”, explica a fisioterapeuta Cynthia Pinheiro Pompeo Henz

Print de tela/Youtube/Desacato.Videos

Quando se trata de saúde, vários fragmentos podem ser analisados e compreendidos. Para compreender a espiritualidade, também, vários caminhos podem ser abordados. Na coluna “Saúde com Protagonismo” de Juliana Barcellos, nesta quarta-feira (13), a fisioterapeuta, especialista em Saúde do Trabalho, estudiosa e praticante da espiritualidade Cynthia Pinheiro Pompeo Henz trouxe informações sobre o caminho espiritual científico, na área da saúde.

No âmbito da ciência, em 1991 foram publicados apenas 53 artigos sobre espiritualidade e saúde, no contexto de pandemia, em 2021, foram mais 2 mil segundo banco de dados da PubMed. Ou seja, diante do aumento de doenças mentais e práticas que começaram ser desenvolvidas, pesquisadores começaram olhar com novos para entender cientificamente o fenômeno. 

Muitos exames foram realizados, e constata-se que quando o ser humano saí do estado de vigilância, realiza exercícios espirituais, como meditação, ele acessa ondas cerebrais alfas. Isto comprovou o bem-estar corporal e mental gerado.

Na totalidade, a profissional destaca: a saúde é biopsicossocial, é um conjunto de fatores. Neste cenário, a proatividade de cada um para garantir seu próprio bem-estar é indispensável.  “Saúde é movimento, espiritualidade também. Faça por você! Seja protagonista da sua saúde, dos seus atos”, conclui Cynthia. 

Assista à coluna completa abaixo:

Manifestação: 27 profissionais da saúde com Bolsa Salário atrasado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.