“A democracia que exclui o povo negro não é uma democracia”, diz Angela Davis no Rio

A ativista abriu o 12° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul no Rio de Janeiro

Por Jaqueline Deister

Deputada estadual Renata Souza (Psol), Angela Davis e Luyara Franco, filha de Marielle / Caio Oliveira

A filósofa e professora Angela Davis participou da abertura do 12° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África e outras diásporas que ocorreu no Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (23). Além de ministrar a palestra “A liberdade é uma luta constante”, Davis também foi agraciada com a medalha Tiradentes, concedida pelo mandato da deputada estadual Renata Souza (Psol).

A cerimônia de entrega da medalha para a “pantera negra” contou com a participação da parlamentar e de Luyara Franco, filha da vereadora assassinada Marielle Franco. Durante a fala, Renata Souza lembrou que a homenagem concedida à Angela Davis era em nome de Marielle e todas as mulheres negras e mães que perderam seus filhos para a barbárie.

“A nossa função é experimentar esse estado de onde não quiseram que negros e negras estivessem. Homenagear Angela Davis com a maior comenda da Alerj é ocupar, aquilombar toda uma lógica perversa, mas entendendo que aquele lugar é também de nossa responsabilidade e, portanto, transformar a sociedade com o pé no chão na favela e na periferia, na construção coletiva de mulheres e homens, negros e negras, população LGBT é fundamental”, destaca.

Luta constante

A palestra de Angela Davis lotou os 600 lugares do Odeon. Um telão foi colocado do lado de fora do cinema para que o público pudesse acompanhar o evento na rua. Em sua fala, a ativista ressaltou a luta por justiça para a elucidação do caso Marielle Franco e pela liberdade do ex-presidente Lula. A filósofa se referiu aos presidentes Jair Bolsonaro (PSL) e Donald Trump como “inomináveis” e líderes que não representam o futuro.

“Esse contexto atual não é o contexto em que devemos nos render a desesperança. Os dois líderes, os inomináveis, não são aqueles que representam o futuro. Nós somos aqueles que iremos trilhar caminhos em direção a democracia que está por vir”, disse a filósofa.

Davis exaltou a importância do papel desempenhado pelas mulheres negras brasileiras nas religiões de matriz africana. A filósofa lembrou também de nomes de mulheres negras como Luiza Bairros que foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil; a escritora Carolina Maria de Jesus; a historiadora Beatriz Nascimento; a filósofa Lélia Gonzalez; a ativista Preta Ferreira e a escritora Conceição Evaristo que ajudaram a mudar a forma de pensar sobre o significado da luta pela democracia. A ativista pontuou a necessidade de uma participação efetiva das mulheres negras na democracia para que de fato haja uma democracia justa e igualitária para toda a sociedade.

“A democracia que exclui o povo negro não é uma democracia. Uma democracia que exclui as mulheres negras não é uma democracia para todos. Se queremos compreender o segredo para que se possa estabelecer caminhos rumo à democracia, devemos nos voltar para os movimentos que são liderados por mulheres negras, devemos estar ao lado delas e apoiá-las. Ao fazer isso, você estará apoiando os movimentos de base que estão destinados a mudar o mundo”, afirma Davis.

A jornalista Flavia Oliveira realizou a mediação do evento que contou também com a participação da escritora Conceição Evaristo que ressaltou a influência de Angela Davis em sua formação pessoal. Oliveira lembrou que foi a primeira vez que o festival de Cinema Negro Zózimo Bulbul foi coordenado por mulheres negras. O encontro recebeu 207 produções audiovisuais  e, ao longo de 10 dias, exibirá 104 filmes nacionais e 40 estrangeiros. Do total, 41 produções são de mulheres negras. Informações sobre o encontro podem ser encontradas na página do Facebook Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.