Nos dias 10 e 11 de outubro, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Ponteio – Violão na Udesc, recebe o educador, concertista e luthier Antônio Carlos Guedes de Oliveira.
Metalúrgico aposentado e considerado uma das principais referências violonísticas do Brasil, Guedes influenciou gerações de violonistas brasileiros.
“Trata-se de uma figura única no cenário nacional, alguém que, movido pela paixão musical e por uma incessante busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento, inspira-nos e serve de exemplo, não só para a carreira, mas para a vida”, afirma Luiz Mantovani, professor do Departamento de Musica da Udesc e ex-aluno de Antônio Guedes.
O evento inicia na sexta-feira, 10, com um concerto na Igreja da Lagoa da Conceição, às 20h, que será executado em um dos instrumentos construídos pelo próprio Guedes. No programa, música de Visée, Albéniz e Granados, além de seleções de seu CD lançado em 2013 com obras de Francisco Tárrega.
No sábado, Guedes ministra uma masterclass para os alunos do Bacharelado em Violão no Departamento de Música, aberta ao público ouvinte. “Será uma excelente oportunidade para conhecê-lo de perto, trocar ideias e compartilhar de sua experiência musical”, complementa Mantovani. A entrada para ambos os eventos é gratuita.
Mais informações pelo telefone (48) 3321-8346 ou pelo e-mail [email protected].
Sobre Antônio Guedes
Antônio Carlos Guedes de Oliveira é tido como uma das principais referências violonísticas do Brasil, conciliando o passado ao presente do instrumento através de suas atividades como concertista e professor ao longo de mais de sete décadas de vida.
Iniciou seus estudos violonísticos com o pai, seresteiro e violonista amador que tocava em regionais de choro em Capivari (SP).
Prosseguiu seus estudos de maneira autodidata até os 21 anos, quando conheceu em São Paulo o pedagogo uruguaio Isaías Sávio, com quem passou a ter aulas. Posteriormente estudou com Henrique Pinto, Edelton Gloeden e com o compositor Mikhail Malt.
Metalúrgico de profissão, conseguiu a proeza de conciliar atividades aparentemente tão díspares quanto as de operário e musicista/professor de violão. Após sua aposentadoria, passou a dedicar-se integralmente à prática e ao ensino do violão em Jundiaí (SP), cidade em que se radicou. Entre os seus alunos, destacam-se Fábio Zanon, concertista de fama internacional e professor visitante da Royal Academy of
Music de Londres (Inglaterra), e Luiz Mantovani, professor da Udesc e membro do Quarteto Brasileiro de Violões.
Durante sua carreira como concertista e professor, Guedes acumulou prêmios e reconhecimento. Em 2013, lançou seu primeiro CD, intitulado “Recuerdos – Guedes toca Tárrega”, inteiramente dedicado ao mestre espanhol e idealizador da escola moderna do violão. Mais recentemente, passou a construir seus próprios instrumentos, tendo sua produção já chegado a 15 exemplares.
Serviço
O QUÊ: Recital Antônio Guedes, violão
QUANDO: Sexta-feira, 10 de outubro, às 20h
ONDE: Igreja da Lagoa (Rua Francisca Luísa Vieira, 277 – Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC)
Entrada franca
O QUÊ: Masterclass com Antônio Guedes
QUANDO: Sábado, 11 de outubro, às 14h
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart (Avenida Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis/SC)
Entrada franca
Informações: 3321-8346 ou [email protected]
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart