No dia 18 de maio à 21h, o MST ocupou mais uma área improdutiva em Santa Catarina. 300 famílias montaram o acampamento “Unidos na Luta” no município de Santa Cecília, planalto norte catarinense.
Há 8 anos atrás a área de 500 hectares, que antes era formada pela Mata Atlântica, foi devastada pelos antigos donos, centenas de animais silvestres incluindo tamanduás-bandeira, preás, veados entre outros foram encontrados queimados no local. Depois foi plantado pinus em praticamente toda a extensão. Na época este crime ambiental foi denunciado e divulgado nacionalmente nos grandes veículos de comunicação. A fazenda então foi sequestrada pelo IBAMA que desde então é o órgão federal responsável pela área. Uma multa milionária ainda espera ser paga pelos atuais proprietários que estão impedidos de entrar no local.
O MST reivindica esta área para a Reforma Agrária, com o objetivo de preservar a pouca mata que restou e produzir alimentação saudável para a população. Já no dia seguinte à ocupação começaram a chegar novas famílias no local. Segundo João Maria, da coordenação do acampamento, a perspectiva é que o acampamento aumente rapidamente: “muitas famílias que não conseguiram participar da ocupação devem vir para se somar na luta pela terra, já que a região é dominada pelo monucultivo de pinus e não existem praticamente áreas de agricultara familiar”.
Fonte: Facebook.