Bloco de Luta acampa em frente à prefeitura de Porto Alegre para coletar assinaturas ao PL que municipaliza o transporte

Por Ramiro Furquim/Sul21

Por Samir Oliveira. O Bloco de Luta pelo Transporte Público iniciou ao meio dia de ontem (terça-feira, 8/04) um acampamento em frente à prefeitura de Porto Alegre, na Praça Montevidéu. A intenção dos militantes é coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que institui a municipalização do transporte público na cidade.

A iniciativa foi apresenta em assembleia na noite da última segunda-feira (7/04), realizada no Largo Glênio Peres. O encontro também referendou a estratégia de se realizar um acampamento em frente à prefeitura para coletar as mais de 50 mil assinaturas necessárias para que o projeto seja protocolado na Câmara Municipal. Os ativistas também buscam a revogação do reajuste da passagem de ônibus sancionado na última sexta-feira (4/04) pelo prefeito José Fortunati (PDT). O aumento entrou em vigor na segunda e elevou a tarifa de R$ 2,80 para R$ 2,95.

De acordo com Anderson Girotto, militante do Bloco de Luta e do MST, a ideia de montar um acampamento em frente à prefeitura foi amadurecida pelo grupo após o ato da última quarta-feira (2/04), que foi dispersado pela Brigada Militar após 15 minutos de uma marcha que iniciou na Praça Montevidéu. “A ideia é inovarmos o método de luta, considerando que fomos impedidos de marchar por conta da repressão policial”, observa.

De acordo com a deliberação do Bloco, o acampamento ficará no local por tempo indeterminado. Os militantes já colocaram barracas, cartazes, lonas e aparelhos de som – de onde os ativistas transmitem comunicados, mensagens e músicas. “Faremos apresentações culturais com peças de teatro e músicos populares”, informa.

Girotto comenta que a população tem se mostrado bastante receptiva ao projeto que municipaliza o transporte público. Ele diz que durante a tarde de ontem (8/04) não houve nenhum movimento de confronto por parte da Guarda Municipal, postada nas escadarias da prefeitura – assim como nenhum funcionário do governo veio dialogar com o grupo.

Amanhã (quinta-feira, 10/04) haverá um novo protesto contra o recente reajuste da tarifa de ônibus na cidade. O ato é convocado para as 18h, em frente à prefeitura. As assinaturas ao projeto de lei de iniciativa popular podem ser feitas, também, através de um formulário na página do Bloco de Luta no Facebook. O documento deve ser impresso, assinado e entregue no acampamento na Praça Montevidéu. Somente as assinaturas de pessoas com domicílio eleitoral em Porto Alegre serão válidas para o processo.

Foto: Ramiro Furquim

Fonte: SUL 21

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.