Aposentados do Núcleo do SINJUSC iniciaram um acampamento em frente ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina no começo da tarde desta quinta-feira. Eles montaram uma tenda na Praça da Bandeira, no Centro de Florianópolis, colaram cartazes e colocaram faixas em cercas do estacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os aposentados do Poder Judiciário catarinense lutam para que a administração incorpore o auxílio-alimentação nos salários do pessoal da ativa, com reflexo na aposentadoria, e cesse o corte do auxílio-alimentação, equivalente à metade do que recebem os trabalhadores em atividade, daqueles que estão se aposentando a partir de 2013.
O Tribunal de Justiça tem cerca de 600 trabalhadores aposentados. Até o final do ano passado, eles receberam metade do auxílio-alimentação, reconhecimento da administração de que, durante anos, o auxílio integrou o salário – em muitas vezes, o reajuste inflacionário se deu apenas no auxílio, enquanto o salário ficou congelado.
O movimento dos trabalhadores aposentados do Núcleo do Sindicato foi decidido por unanimidade em assembleia geral realizada ontem. Além de faixas e cartazes e da tenda, os aposentados distribuem, em frente ao Tribunal, o Jornal do Acampamento. O acampamento prossegue nos próximos dias. Veja fotos aqui