Entre 7 e 9 de novembro, acontece em Carmo da Mata, Minas Gerais, a sexta edição da festa literária que já se consagrou com a sigla FLICAR e com o lema “Venha Flicar com a Gente”, uma convocação ao público em geral e, sobremaneira, o jovem, para juntar-se em torno de debates, saraus e lançamentos literários. A edição de 2024 homenageará a poeta mineira Adélia Prado, de 88 anos, natural do município vizinho, Divinópolis. Ela que, entre Jabuti, APCA, Biblioteca Nacional e outros prêmios, recebeu o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e o Camões – maiores honrarias da Literatura em Língua Portuguesa.
Durante os três dias do evento, acontecerão seis mesas de debates, além da noite de abertura, no dia 7, a partir das 19 horas, com lançamentos que contarão com sessão de autógrafos, entre outros, da organizadora do evento, Júnia Paixão com a obra Pés Descalços Sobre Brasas, do multipremiado autor paulistano, Luiz Eduardo de Carvalho, com seu quinto romance, Bicho-da-seda, da mineira Miriam Freitas com o livro Damascos Feridos, poemas em solidariedade à Palestina, do mineiro de Itajubá radicado em São Paulo, Pedro Gontijo, com o romance História Natural do Desvio.
A Mesa 1: Processos Criativos: Traduzir, escrever, editar, acontecerá no dia 8 às 17 horas, com a presença de Amanda Ribeiro, Luiz Eduardo de Carvalho, Sérgio Karam, Pollyanna Vechio com a mediação de Carolina Vasconcelos. A Mesa 2: O lugar da Poesia, também no dia 8 às 18 h, contará com Alex Zani, Mírian Freitas, Mara Senna, Thaís Campolina e Samuel Medina, com a mediação de Alícia Teodoro. Encerra a programação do dia a Mesa 3 – Poesia escrita por mulheres, com a participação da da belo-horizontina Ana Elisa Ribeiro, semifinalista do Prêmio Jabuti 2024, na categoria Contos, com o livro Causas Não Naturais, Amanda Ribeiro, Júnia Paixão e Ana Paula Dacota, com amediação de Alícia Teodoro.
No dia 9, às 10 horas, a Mesa 4 – Livros Informativos para crianças reúne os acadêmicos Carla Coscarelli (UFMG), Débora D’ávila Reis (UFMG) e Ana Elisa Ribeiro (CEFET_MG), sob a mediação de Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP). às 14 horas, a Mesa 5 – A literatura para crianças como ferramenta de vínculo familiar trará Ana Paula Dacota e Júnia Paixão, com a mediação de Gilberta Kis e, por fim, a Mesa 6 – Prosa Contemporânea, a escrita do hoje e do ontem, às 17 horas, fecha o ciclo de debates com as falas de Bruno Ribeiro Marques, Pedro Gontijo, Ilma Pereira e Marcela Fassy, com a mediação de Luiz Eduardo de Carvalho.
A festa ainda terá outros acontecimentos como o Sarau Poetizar, criado na Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues em 2014, que se apresentará na abertura do evento. Acontecerão oficinas literárias do projeto Flicar na Escola, envolvendo os alunos do Colégio Estadual e do Colégio Diamante. Haverá um espaço criativo para crianças desenharem e colorirem, e rodas de contação de histórias para públicos de todas as idades.
Serviço:
6ª FLICAR – Festa Literária de Carmo da Mata
Dias 7, 8 e 9 de novembro de 2024
Praça da Matriz de Nossa Senhora do Carmo – Carmo da Mata – MG
Atividades gratuitas