BiblioBike recebe o Prêmio SESI Cultura Catarina

Projeto foi escolhido como um dos 8 vencedores, entre 456 inscritos de todo o estado

A BiblioBike, projeto chapecoense com nove anos de atuação, foi uma das oito iniciativas premiadas pelo Prêmio SESI Cultura Catarina, na categoria Arte Educação.

A premiação foi entregue nesta quarta-feira (30), durante o 1º Seminário de Indústria Cultural e Economia Criativa do SESI/SC, que ocorre na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Esse reconhecimento reflete a contribuição significativa da BiblioBike para a promoção da leitura e educação na comunidade.

Os critérios da premiação, segundo o edital, foram: comprovação e relevância da atuação no segmento cultural; impacto gerado na comunidade / relevância social do projeto; promoção da formação de público; sustentabilidade e continuidade do projeto; inovação e criatividade; diversidade e inclusão e contribuição para a identidade cultural local.

BIBLIOBIKE

A bicicleta-biblioteca já percorreu mais de 55 cidades de Santa Catarina, realizou mais de 350 intervenções literárias e impactou cerca de 40 mil pessoas de todas as idades. Somente em 2024, foram sete projetos, que circularam por diferentes cidades e espaços:

– “Livros e Histórias na Escola com a BiblioBike”: Quatro intervenções na EEB Prof. Lourdes Ângela Sarturi Lago, em Chapecó, com a participação de 240 estudantes. O projeto foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023.

– “BiblioBike nas Escolas do Campo”: Contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó – 2023, esse projeto levou atividades literárias a escolas da zona rural.

– “Circuito BiblioBike: Intervenções Literárias pelo Norte Catarinense”: Financiado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes – Edição 2023, o projeto promoveu intervenções literárias em várias cidades da região Norte de Santa Catarina.

– “Mediação de Leitura: Uma Ferramenta para Aproximar Leitores dos Livros”: Formação realizada em São Carlos, através de edital municipal da cidade, com foco na capacitação de mediadores de leitura.

– “Circuito BiblioBike: Despertando Novos Leitores”: Projeto que circulou por 10 cidades do Oeste Catarinense, financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com o patrocínio das empresas Foz do Chapecó e Gelnex.

– “2ª Temporada da BiblioBike no YouTube”, série de vídeos com dicas literárias,  projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

– “Mediação de Leitura: Uma Ferramenta para Aproximar Leitores dos Livros”, capacitando até 400 professores da rede pública de Chapecó, também contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

Idealizadora e mediadora de leitura do projeto, Camila Miotto, afirma que o Prêmio traz validação e reforça o impacto transformador que o livro, a leitura e a literatura têm na vida das pessoas. “Este reconhecimento nos motiva a seguir nosso trabalho contínuo de promoção da leitura e a inclusão de forma inovadora e acessível”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.