Por André Lobão.
Após texto ofensivo contra palestinos, publicado no UOL no último dia 20, intitulado “Colocando os pingos nos is”, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottemberg, está sendo denunciado em boletins de ocorrência online registrados na Delegacia da Diversidade Online da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que investiga crimes de intolerância, por integrantes da comunidade palestina no Brasil.
Dada a repercussão, obviamente negativa, do texto em que disse literalmente que “o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático”, tratando-se de uma afirmação preconceituosa, racista e portadora de intolerância étnica, o autor, posteriormente, editou o texto, suprimindo o trecho ofensivo.
(Texto original pode ser lido clicando neste link. / Já o texto editado apresenta-se neste link.)
“A afirmação do Sr. Claudio Lottemberg de que ‘o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático’, além de falsa e gravíssima, configura claramente preconceito, racismo e intolerância étnica, condutas consideradas criminosas pela Lei Federal n. 7716 / 89 e pelo Código Penal”, afirma o diretor Jurídico da FEPAL, Nasser Judeh.
Federação Palestina encaminha processos
Segundo Nasser, a Federação Árabe Palestina (FEPAL), através de seus diretores, já registrou, na quarta-feira (22/05), ocorrência policial junto a Polícia Civil de São Paulo, pedindo providências urgentes e cabíveis em relação ao fato
A Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) está fomentando ações individuais a partir dos registros de ocorrência online, e também elaborando um pedido de representação junto ao Ministério Público do estado de São Paulo (MPSP).
Artigo alimenta ódio e intolerância contra palestinos
O diretor jurídico da FEPAL espera que autoridades tomem as devidas providências contra o presidente da Conib. “Manifestações como essa do Sr. Claudio Luiz Lottemberg alimentam o ódio e a intolerância, em nada contribuindo para o convívio harmonioso e pacífico entre os povos. Esperamos que as autoridades competentes, que já foram comunicadas, tomem as medidas necessárias e previstas em Lei”, disse.
Além das ocorrências registradas pelos diretores da FEPAL, é de conhecimento que diversas outras pessoas da comunidade palestino-brasileira, de várias regiões do Brasil, e também fora da comunidade, já registraram ocorrência policial a partir do artigo de Lottemberg.
https://www.youtube.com/watch?v=95eFIUtemxo