Redação.
Existe alguma diferença para os imigrantes latinos que moram nos Estados Unidos, entre eleger Trump ou Biden? Há outras opções além destes veteranos do partido republicano e do democrata, mas, os resultados nas prévias eleitoriais dessas candidaturas são inexpressivos.
Que motivos podem levar a um cidadão/ã latino/a a decidir seu voto por um ou outro candidato? Em que condições se encontram a maioria dos latinos nos Estados Unidos é um tema que precisamos conhecer. Há brasileiros e brasileiras entre eles e elas, e não são poucos.
Alguns, como acontece com muitas comunidades de cidadãos latinos, pertencem à camada mais nova das famílias que chegaram ao país do norte faz muitas décadas. Outros são o resultado das últimas migrações, a maioria, como quase sempre, na busca do antigo e promissor “sonho americano” que, em não poucas oportunidades, pode virar pesadelo.
Para entender a situação dos latinos, suas tendências eleitoriais e ter um perfil do que pode acontecer com seu voto nos pleitos das primárias e depois nas eleições estadunidenses, o Mural da Manhã conversou com o professor da Universidade de Texas e Cônsul Honorário do Brasil naquela Região, o catarinense, César Rosatto.
O comentarista do Mural da Manhã, Raul Fitipaldi, também expressou sua opinião sobre isso: https://desacato.info/latino-e-um-assunto-de-estado-nao-de-biden-ou-trump-por-raul-fitipaldi/
A íntegra da entrevista com Rosatto você assista desde o início no vídeo abaixo: