O IBGE apresentará na próxima sexta-feira, dia 22, às 10h, a publicação Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade. A quinta divulgação temática do Censo 2022 traz o quantitativo da população por cor ou raça, dividida nas categorias branca, preta, parda, amarela e indígena, até o nível de município. Também permite identificar a distribuição por sexo e faixa etária de cada um desses grupos, subsidiando estudos sobre demografia e desigualdades étnico-raciais no país.O pertencimento étnico-racial é investigado respeitando o critério de autoidentificação. Este é o segundo Censo em que o quesito “cor ou raça” foi levado do Questionário da Amostra para o Questionário Básico, sendo aplicado a todos os domicílios que responderam a pesquisa, permitindo a comparabilidade desses resultados entre as últimas décadas com maior precisão.
Dos 13 recenseamentos demográficos realizados no país desde 1872, seis investigaram a cor da população e desde 1991 o quesito “cor ou raça” foi dividido nas atuais cinco categorias, quando passou a incluir a investigação da população indígena. Desde então o IBGE compreende que esta classificação envolve também critérios de pertencimento identitário, muito além da cor da pele e do fenótipo, englobando noções de pertencimento étnico, como categoria socialmente construída na interação social.
O evento oficial da divulgação acontecerá na Casa do Olodum, no Pelourinho, em Salvador/BA.
Não haverá coletiva em Santa Catarina.
A Superintendência do IBGE em SC coloca-se à disposição para atender e dirimir as dúvidas individualmente da imprensa catarinense.
Superintendência Estadual do IBGE em Santa Catarina
Supervisão de Disseminação de Informações
20 de dezembro de 2023