Um golpe de estado começou na República do Congo (não confundir com a República Democrática do Congo), segundo o jornal The Yoruba Times e outros meios de comunicação.
O presidente do país, Denis Sassou Nguesso, 79 anos, está agora em Nova Iorque, onde participa em eventos da ONU, e os militares estão actualmente a assumir o controle de instalações importantes na capital, Brazzaville, escreveu o jornal.
No entanto, o governo nega as “notícias falsas”, disse o ministro das Comunicações do Congo, Thierry Mungalla, nas redes sociais: “Reafirmamos a visão de que há calma e convidamos a população a continuar com os seus negócios”, declarou.
A mídia local sugere que o golpe seja liderado pelo comandante da guarda presidencial, Serge Oboah. Sassou Nguesso governa o país desde 1997. Antes disso, foi presidente da República Popular do Congo de 1979 a 1992.
Os militares tentaram um golpe no Congo. relatórios e a publicação MK.RU. Segundo a publicação, na capital da república, Brazzaville, vários edifícios administrativos já foram confiscados.
No Verão passado ocorreram vários golpes militares no continente africano, o mais recente dos quais ocorreu no Gabão, em 30 de Agosto. Os militares anunciaram então a derrubada do presidente do país, Ali Bongo, 64 anos, que governou durante 14 anos. A reportagem do golpe foi transmitida pela televisão após o anúncio da vitória de Bongo nas eleições presidenciais segundo a publicação «Vedomosti».