Semana de “Roda de Histórias” em Chapecó

Circuito de atividades cênicas durante a semana incentiva a brincadeira livre, o contato com a literatura e a natureza

Atividades de incentivo à leitura na Nossa Maloca/ Arquivo – Foto Camila Almeida

Em meio aos índices de consumo tecnológico cada vez mais altos ainda na infância, abrir espaço na rotina para brincar livre em meio a natureza, ler um livro, ouvir histórias e construir experiências coletivas, tornou-se fundamental. É o que propõe “Roda de Histórias”, o novo projeto da Associação Cultural Despertar, de Pinhalzinho/SC, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural Nossa Maloca, de Chapecó/SC.

As atividades iniciaram na segunda-feira, 14, e prosseguem durante o segundo semestre de 2023. O projeto irá realizar vinte apresentações voltadas para alunos de escolas públicas, duas oficinas de contação de histórias e mediação de leitura para professores e quatro edições do Projeto Serão na Roça, que trará artistas e pesquisadores da cultura popular brasileira de diferentes localidades do País. Todas as ações acontecem de maneira gratuita à comunidade.

“Nosso objetivo é, a partir das atividades, incentivar a leitura e a formação de mediadores de leitura, bem como valorizar e promover a literatura regional e brasileira. Essa proposta nasce para atender uma carência regional, observada no fazer cultural junto às comunidades, e busca formar mediadores para que o convívio com as histórias, com a literatura brasileira, chegue também às crianças, ampliando a experiência cultural de todas as pessoas envolvidas . Desta maneira contribuímos com o acesso  e com a preservação dos bens e das expressões do patrimônio cultural regional”, pontua Cristina Zanella, Presidente da Associação Despertar.

Atividades de incentivo à leitura na Nossa Maloca/ Arquivo – Foto Camila Almeida

Circuito de atividades

Para receber o público para essa auspiciosa experiência, uma equipe composta por atores e diretores de teatro, músicos,  contadores de histórias e educadores criou um circuito de atividades. “Malassombro” traz para serem ouvidas e vivenciadas, entre o susto e a surpresa, histórias que acontecem e exploram diferentes caminhos e cenários encantados dentro do Sítio Cultural Nossa Maloca. 

“Ao longo dos últimos meses construímos a dramaturgia que integra esse circuito de atividades e preparamos os caminhos que as crianças irão percorrer guiados pelas histórias que serão contadas. Essa é uma vivência que tem início lá na escola, quando a criança se prepara para essa atividade, entra no ônibus e percorre esse caminho, olhando pela janela as paisagens do interior da sua cidade, que geralmente não veem com frequência, e desembarcam dentro de uma história, de um livro que já está aberto à sua espera. Toda essa vivência, nós, enquanto artistas e educadores, acreditamos que não tem um final. Tudo o que é experienciado a partir da experiência literária e do contato das crianças com a natureza, criando,  inventando as suas brincadeiras e imaginando as histórias, segue com elas mesmo quando a nossa atividade termina”, explica Josiane Geroldi, idealizadora do Instituto Cultural Nossa Maloca.

Nesta primeira etapa o projeto irá receber alunos e professores de escolas públicas de Chapecó. Instituições que queiram participar das atividades devem enviar e-mail para [email protected] com os dados da escola, lembrando que serão chamadas conforme a ordem de inscrição. Em Setembro quem vivencia as atividades são os estudantes de Pinhalzinho, que já podem reservar a sua vaga através do e-mail [email protected] . Já os eventos de cultura popular brasileira, são abertos à comunidade. 

“Este projeto é uma forma de exercitarmos nosso direito de acesso à Cultura. Nossas ações são gratuitas, com acesso democrático e para todas as pessoas”, finaliza Josiane.

Sítio cultural Nossa Maloca – Foto Cleverson Lara

Formação para professores 

A primeira atividade formativa que integra o projeto acontecerá no sábado, 19/08, no Sítio Cultural Nossa Maloca, localizado na Linha Tafona, interior de Chapecó. A ação abordará a contação de histórias e a mediação de leitura e é voltada para professores de escolas públicas de Chapecó. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3k6yjwWwOfw0yVrqLMc2-0S7K5p9RkulW_wzvrCsbLDccnw/viewform  que também pode ser encontrado na bio do perfil no Instagram da Nossa Maloca

Este projeto é uma realização da Associação Despertar. Apoio: Instituto Cultural Nossa Maloca, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Fundação Municipal de Esporte e Cultura. Patrocínio: Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Convênio nº 928617/2022 – Roda de Histórias: oficinas culturais de contação de histórias compreendendo a produção, a apresentação e a promoção de parcerias locais para a realização das oficinas em Chapecó e Pinhalzinho.

Divulgação – Arte Daniel Zonta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.