Tragédias ambientais: como prevenir desastres naturais?

Livro infantil alerta para importância da preservação dos recursos naturais

No Brasil, ano após ano, as chuvas causam tragédias ambientais e devastam várias cidades. O litoral norte de São Paulo e o município de São Gonçalo (RJ) são exemplos recentes de locais que foram afetados devido a fatores relacionados à chuva, com mortes, famílias desabrigadas e muita destruição. As cenas se repetem: inundações, deslizamentos de terra, estradas interditadas e interrupção de serviços básicos como abastecimento de água, gerando caos e prejudicando os moradores desses locais.

Em muitos casos, esses desastres naturais poderiam ser evitados, se houvesse um trabalho de prevenção. Cabe ao poder público executar as medidas preventivas, mas cabe à população cobrar que elas sejam realizadas. E um dos caminhos para fazer essa conscientização é por meio da literatura. Alguns livros apontam até soluções para resolver problemas ambientais.

A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando da ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza.

“A literatura é muito eficaz para chamar a atenção das pessoas, especialmente da garotada, para temas atuais e delicados, incluindo a preservação e proteção do Planeta”, opina a autora.

No livro ‘A Nuvem Floquinho’, por exemplo, Isa alerta para a escassez de água e fala sobre a necessidade de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável.

“Por isso é tão importante e necessário conscientizar as crianças. A preservação do meio ambiente está nas mãos delas”, aponta.

Na obra ‘O Rio Grinalda’, Isa Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra o valor da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

“O meio ambiente vem sofrendo com ações impactantes do homem que resultam em danos irreversíveis. Ter uma consciência ambiental é fundamental para a sobrevivência e a preservação de nossos recursos naturais. Por isso, me preocupo em escrever para as crianças… para que as próximas gerações cresçam mais conscientes e responsáveis’, ressalta.

Para Isa, a preocupação com o Planeta precisa ser coletiva, mas as atitudes devem ser individuais. “Se cada cidadão fizer a sua parte, ficar atento aos níveis de consumo de produtos, ao desperdício de energia, entre outras ações, os resultados serão enormes”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.