Por Juliano Pfutzenreuter Nunes/Assessoria de Imprensa.
A última sessão de 2022 do CINE Lanterna Mágica exibirá o filme “Para Não Esquecer a Guerra”, dirigido por Márcia Paraíso, que aborda a visão de um grupo de alunos de Lebon Régis – SC sobre a Guerra do Contestado. A produção foi recentemente eleita como Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) pelo Júri Popular. Após a sessão haverá roda de conversa com a produtora do filme Nara Hailer, e show da banda La Lestada. O evento será nesta sexta (16), a partir das 19 horas, no Bar e Restaurante Dox Kiridu, localizado junto à Pousada do Museu, no Ribeirão da Ilha (Rod. Baldicero Filomeno, 10.106). Entrada gratuita.
Em “Para Não Esquecer a Guerra”, lançado este ano, alunos de uma escola rural de um assentamento da reforma agrária, situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça teatral dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, colocando seus olhares sobre a Guerra expressos na forma de texto, dança, poesia e música.
O filme é uma produção da Plural Filmes, realizada em parceria com estudantes e professores da Escola de Educação Básica 30 de Outubro, de Lebon Régis, e com a Associação Cultural Coração do Contestado, com o apoio da Prefeitura da cidade.
“Chegamos à última edição do CINE Lanterna Mágica neste ano, e estamos muito felizes com a recepção do público, a participação das pessoas realizadores dos filmes, a inserção do evento na comunidade, enfim. Fechar o ano com um filme que aborda um fato histórico tão impactante na história de Santa Catarina e que também foi realizado em parceria com uma comunidade catarinense é um orgulho pra gente”, afirma a produtora executiva Fernanda Ozório, do Coletivo Lanterna Mágica, grupo que organiza o evento.
Sobre o cine clube:
O CINE Lanterna Mágica é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis com foco em propor ações de cinema contínuas no Ribeirão da Ilha. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome homenageia também às lanternas, redes utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro o coletivo realizou um festival de cinema, e de lá para cá vem realizando sessões de cinema mensais em diferentes espaços e escolas do bairro.
O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema – edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
FILME: “Para Não Esquecer a Guerra” (2022 / 33 min)
Plural Filmes
Direção: Márcia Paraíso
Recomendação Etária: 10+
Sinopse: Alunos de uma escola rural de um assentamento da reforma agrária, situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça teatral dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, colocando seus olhares sobre a Guerra expressos na forma de texto, dança, poesia e música.
SERVIÇO
CINE Lanterna Mágica – exibição do filme “Para Não Esquecer a Guerra” (Plural Filmes)
Após a exibição rolará um bate papo e depois show da banda La Lestada
Quando: Sexta-feira, 16 de dezembro, às 19h
Onde: Bar e Restaurante Dox Kiridu, localizado junto à Pousada do Museu, no Ribeirão da Ilha (Rod. Baldicero Filomeno, 10.106)
Quanto: Gratuito
Recomendação Etária: 10+
+ infos no www.instagram.com/