No JTT – A Manhã com Dignidade voltamos a falar sobre a reivindicação da comunidade do bairro de São Pedro localizado em Chapecó – SC, pela não destruição do Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC). Conversamos hoje, 27, com a professora, arquiteta e integrante do Conselho Estadual de Arquitetura de Santa Catarina, Gabriela Fernanda Grisa.
O Conselho Estadual de Arquitetura de Santa Catarina foi procurado por um professor do CAIC preocupado com a demolição. No fim de agosto de 2022 conselheiros do Conselho estiveram em Chapecó para a quarta etapa do III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Nessa oportunidade, alguns conselheiros foram visitar o CAIC, avaliaram que a edificação precisa sim de uma reforma, mas nada que justifique a demolição.
O Conselho tem apoiado a não demolição, atuando na conscientização sobre a importância da edificação e do arquiteto que a projetou, João Figueira Lima (Lelê), um dos grandes nomes da arquitetura modernista no Brasil. A construção dos CAICS faz parte de um projeto nacional, com cerca de 400 unidades em todo país, idealizado por Darcy Ribeiro quando era Ministro da Educação durante o governo de João Goulart.
Além do aspecto arquitetônico, a escola tem grande importância para a comunidade. A escola de tempo integral acolhe em torno de 700 alunos de uma comunidade vulnerável economicamente. É um espaço para as crianças estarem em atividades no contra-turno e se alimentarem.
Assista à entrevista completa no link abaixo:
Comunidade solicita que Centro de Atenção Integral à Criança em Chapecó não seja destruído