Ataques ao jornalismo: “os alvos são às mulheres, é uma violência específica”, afirma jornalista Cristina Serra

Reprodução/Youtube/Desacato.Vídeos

Na quinta-feira (25), às 15h40 acontecerá no evento “15 anos do Portal Desacato” o debate  “A mulher na mídia independente” com a jornalista e integrante do Coletivo de Mulheres Jornalistas pela Democracia, Cristina Serra; a jornalista e editora da Revista Diálogos do Sul, integrante do Coletivo Agência ComunicaSul, colaboradora do Opera Mundi, Vanessa Silva; dirigente sindical e comunicadora social, Elenira Vilela e a apresentadora do JTT-Manhã Com Dignidade e membra da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade, Ingrid Satere Mawé. 

Reprodução/Youtube/Desacato.Videos

“Uma honra muito grande participar desta celebração”, afirmou Cristina Serra ao participar da edição de segunda-feira (22), do JTT-Manhã Com Dignidade com a apresentadora Rosangêla Bion de Assis.

O coletivo qual a jornalista faz parte é estruturado de maneira horizontal e sua originalidade vem da campanha da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde Cristina foi candidata à presidência. “A mobilização foi tão importante, agregou tanta gente, sobretudo, jornalistas mulheres que deu origem a este coletivo, nós entendemos que o jornalismo está sob ameaça, está sob ataque aqui no Brasil e em outros países. Em específico, o alvo destes ataques, são às mulheres. É uma violência muito específica”, explica. 

A atuação das integrantes se dá via grupo no WhatsApp. Neste espaço, acontecem os movimentos de articulação com outras entidades, jornalistas e há o compartilhamento de manifestações públicas nas plataformas digitais.

https://www.instagram.com/p/CfZCDqbLXJ1/

Neste ano de contexto eleitoral, o coletivo busca focar sua dedicação para conseguir eleger mulheres progressistas para às Assembleias Legislativas e para o Congresso Nacional. Isto porque é compreendido que a representatividade feminina nos poderes públicos não se equivale à proporção populacional de mulheres no país. As mulheres são podem ser minoria aos olhares dos parlamentares presentes em espaços de decisões.

O evento acontece no auditório da Apcelesc, aguardamos você para participar deste pertinente debate!

Sente interesse em assistir à entrevista completa? Acesse: 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.