No Cabeça de Rede de hoje (13), Thiago Skárnio falou sobre cooperativismo de plataforma para a comunicação, apresentando-o uma alternativa muito interessante para todos aqueles que querem trabalhar na área.
E é para divulgar essas alternativas que o Laboratório DigiLabour, por meio do Observatório do Cooperativismo de Plataforma, lançou o Mapa de Cooperativas de Comunicadores. Financiado pelo edital Universal do CNPq, o mapa é um dos resultados de um projeto sobre cooperativas de jornalistas.
As cooperativas de plataforma são aquelas que se baseiam nos ambientes digitais para se organizarem e até viabilizarem economicamente. Entre as principais características estão:
– Consenso entre seus membros;
– Produção de bem ou serviço que traga um retorno social;
– Cooperação e colaboração.
Uma Cooperativa de Comunicadores aproveita todo o potencial tecnológico para resolver problemas voltados à comunicação. Existem 100 cooperativas mapeadas no mundo. 59 de jornalismo, 22 de cinema e fotografia, 13 de publicidade e design e 6 de jogos.
E o Portal Desacato está lá! representando a Cooperativa Comunicacional Sul, responsável pelo JTT-A Manhã Com Dignidade que vocês assistem.
Acesse https://cooperativismodeplataforma.com.br/mapa/ e saiba mais!
Divulgue o cooperativismo de plataforma e apoie o Desacato.
Assista a coluna Cabeça de Rede completa em: