Estupro alimentar, resultados milagrosos e críticas por comer pão: as polêmicas de Maíra Cardi

Empresária do emagrecimento causou discórdia ao publicar um vídeo explicando o que é "estupro alimentar"

Maíra Cardi mostra cintura alcançada com programa de emagrecimento. Foto: Instagram

Por Carolina Fortes.

Maíra Cardi, que se denomina empresária do emagrecimento, causou mais uma polêmica nesta quarta-feira (2) ao publicar um vídeo sobre “estupro alimentar“. Na gravação, com toda a teatralidade característica dos coachs, ela é “obrigada” a comer uma torta, mas se recusa e dispara o seguinte discurso:

“Estupro alimentar é quando a pessoa que diz que mais te ama, sua mãe, seu marido, sua melhor amiga quer te empurrar goela abaixo aquilo que você disse ‘não’. É inconsciente, eles não são capazes de lidar com a sua determinação, de quando você diz ‘não’. Porque quando você diz não, eles tem que lidar com a própria fraqueza.”

Assista ao vídeo:

Nesta quinta-feira (3), as redes sociais se encheram de críticas à coach fitness. “Estupro alimentar? Eu tô inconformada com esse vídeo, um absurdo as redes sociais não banirem essa mulher louca, quanto desserviço e desinformação”, escreveu uma usuária do Twitter.

“Olha, são muitas influenciadoras problemáticas, mas essa coach do ‘estupro alimentar’ é a pessoa com conteúdo mais nocivo pra mulheres na internet. A PIOR”, criticou a atriz, roteirista e influenciadora Maria Bopp. “O nutricionista não tem um dia de paz, pelo amor!! Quando a gente acha que já viu de tudo vem a outra falar sobre ‘estupro alimentar’. Eu desisto!”, afirmou outra pessoa.

Depois dos comentários e da polêmica criada em cima do vídeo, a empresária utilizou seu Instagram para se defender, e disse que o material foi editado e tirado de contexto. “Existem várias pessoas que sofrem de abusos diferentes, emocionais, físicos, por não respeitarem da vontade dela…”, comentou.

“Quando as pessoas decidem fazer uma dieta, um programa alimentar, seja pra saúde ou pra estética, elas estão no limites delas […]. Por que a pessoa que te ama quer te fazer comer o que ela quer? Sendo que a amizade, amor de vocês, não vai mudar?”, questionou.

Ela reforçou, ainda, que isso seria um abuso. “É isso que as mulheres fazem, comem para agradar e depois chegam em casa e choram por ferir o compromisso dela com ela mesma. E aí eu chamo isso de estupro alimentar”, pontuou.

Críticas a Arthur Aguiar por ter comido pão

A coach também virou alvo de piadas após reclamar que seu marido, o ator Arthur Aguiar, comeu alimentos como pão, lasanha e jujuba, dizendo que tinha trabalhado muito para ele entrar no “Big Brother Brasil 2022” com um corpo bem definido.

Muitas piadinhas foram feitas, inclusive com uma certa “compreensão” por ele ter traído a esposa dezesseis vezes: “Cada story que aquela moça [Maíra] faz criticando o Arthur por comer carboidrato eu perdoo uma traição dele”, escreveu uma pessoa no Twitter. “To gostando do Arthur Aguiar no BBB fodase o chifre nao é meu”, disse outro.

No entanto, muitas pessoas acusaram a coach de gordofobia. O nutricionista Daniel Cady, marido de Ivete Sangalo, chegou a afirmar que a influenciadora estaria fazendo “terrorismo nutricional”.

Programa de emagrecimento que promete resultados milagrosos

Adotado por milhares de pessoas, o programa de emagrecimento de Maíra Cardi também é constantemente alvo de críticas. Isso porque promete promete secar de 6 a 16 quilos por mês para mulheres. Para os homens, a expectativa é de perder de 8 a 24 quilos em 30 dias.

No entanto, a própria empresária assume que há um certo “assédio” por parte dos profissionais envolvidos. “Você vai entrar em um grupo de monitoras que ficam ‘full time’ te acompanhando, te motivando todos os dias, mas também pegando no pé: ‘O que você comeu?’ ‘O que você fez?’ Uma secretária, uma mãe, uma babá”, explicou.

Para especialistas, além de promover um emagrecimento pouco saudável – o natural varia de 2 a 5 quilos por mês -, o acompanhamento cerrado pode gerar um sentimento de frustração e culpa nos pacientes e, a longo prazo, danos físicos e psicológicos.

Críticas ao corpo das amigas e compras de desconhecidos

Maíra também é conhecida por criticar e apontar defeitos no corpo e dieta de outras pessoas, seja amigos ou desconhecidos. Mais de uma vez, ela disse que as amigas não estavam no peso ideal e chegou a gravar um vídeo menosprezando uma delas.

“Se você quer garantir o seu Carnaval, meu amor, e parar de postar aquelas fotos que a Fabi postava na praia, achando que estava arrasando… por que você fazia aquilo, amiga?“, perguntou Cardi em uma ocasião, ao lado da amiga.

A coach também filmou sem autorização o carrinho de uma pessoa que estava na frente dela na fila do supermercado e levava bolos, pães e outros alimentos calóricos. “Aquilo ali mata uma família só no café da manhã”, disse ela enquanto filmava as compras. “Fico chateada quando vejo uma coisa dessas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.