Quando uma pessoa deixa de usar carro um pedacinho de toda a cidade sai ganhando: a poluição atmosférica diminui, os congestionamentos reduzem, as vias públicas ficam mais bem conservadas… Por isso mesmo, a prefeitura de Barcelona, capital de Catalunha, na Espanha, está oferecendo uma recompensa àqueles que decidem aposentar o carro.
Desde 2017, quem vende seu carro ou moto sem selo ambiental ganha de presente do governo um passe-livre de três anos no transporte público da cidade. O bilhete é nominal e intransferível, revalidado a cada vez que o premiado usa o benefício – e, claro, deixa de valer caso ele compre um novo veículo.
Segundo a prefeitura de Barcelona, a iniciativa já garantiu que mais de 10,6 mil carros e 1,7 mil motos movidos a gasolina e diesel deixassem de circular pelas ruas da cidade. Foram mais de 12 mil bilhetes T-Green, de passe-livre no transporte público, concedidos à população.
O segredo? Boa administração do setor! Ainda segundo a prefeitura, os gastos para o funcionamento – com qualidade! – dos ônibus e trens públicos já estão previstos no orçamento municipal, garantindo que a iniciativa não implique em nenhum custo extra para o governo. Pelo contrário, a prática só traz economia, uma vez que as vias públicas estão mais conservadas e os gastos públicos com saúde tendem a diminuir em uma cidade com melhor qualidade de ar.
Alô, Brasil, anotou?