A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta quarta-feira o início das negociações com o Parlamento colombiano para normalizar as relações diplomáticas e comerciais e a verificação das boas práticas comerciais entre as duas nações.
Em entrevista coletiva, o presidente do AN, Jorge Rodríguez, indicou que nesta quinta-feira será formada uma comissão legislativa especial para iniciar esse processo com seu homólogo colombiano.
Rodríguez respondeu a uma comunicação do presidente do Senado colombiano, Juan Diego Gómez Jiménez, que anunciou que a Câmara Alta desse país aprovou a criação de uma comissão para negociar com seus pares venezuelanos.
#20Octubre En respuesta al @SenadoGovCo el presidente de la AN @jorgerpsuv dijo que están en plena disposición de iniciar el proceso propuesto por el senado colombiano por lo que en sesión parlamentaria discutirán la conformación una comisión bilateral del Parlamento venezolano. pic.twitter.com/0gbRQzS5mN
— Asamblea Nacional ?? (@Asamblea_Ven) October 20, 2021
O legislador venezuelano esclareceu que recebeu nesta terça-feira uma comunicação do Senado da Colômbia propondo a criação de uma comissão bilateral para a normalização das relações diplomáticas e comerciais e para a verificação e cumprimento desses acordos.
Destacou que no referido documento se propõe ao “ilustre Plenário do Senado, a criação de uma Comissão Bilateral entre Colômbia e Venezuela, com o objetivo de trabalhar em conjunto em diversos aspectos”.
El pdte. de la AN de Venezuela,@jorgerpsuv, informó que ayer recibió una comunicación del Senado de Colombia donde se propone la creación de una comisión bilateral para la normalización de las relaciones diplomáticas, comerciales y de verificación y cumplimiento de estos acuerdos pic.twitter.com/5I4tsDUPbV
— André Vieira (@AndreteleSUR) October 20, 2021
Em resposta ao Senado colombiano, informamos que estamos totalmente preparados para iniciar o referido processo expresso na proposta nos termos e nos prazos que combinarmos para tais fins, disse Rodríguez.