Plenária deste sábado também ratificou a chapa proporcional mais ampla da história da sigla; homologação será neste domingo
Por Roberta Kremer.
O PSOL de Florianópolis ratificou o nome do professor Elson Pereira como candidato a prefeito em plenária virtual com a participação de mais de 150 filiadas e filiados, na tarde deste sábado (5). A homologação do resultado será realizada em convenção presencial, restrita aos membros do Diretório Municipal, às 19h, deste domingo (6), na sede do partido. A definição do candidato a vice-prefeito, caberá aos partidos que integram a Frente Popular. Também foram aprovadas as candidaturas de 27 postulantes à Câmara de Vereadores e o programa de governo.
No encontro, Elson lembrou que a indicação é fruto de uma construção coletiva de anos de toda a legenda e da proposta de uma Florianópolis mais inclusiva e sustentável. “Quero dizer que essa candidatura à prefeitura é resultado da história e da militância de companheiras e companheiros do PSOL. Nosso partido tem a missão de desempenhar um papel histórico em 2020, que é a de transformação. Florianópolis precisa ser transformada em sua essência para termos uma cidade radicalmente democrática, socialmente justa, que seja ambientalmente preservada e estruturalmente aberta a todas as pessoas”, afirmou Elson.
Elson alcançou 20,06% dos votos e ficou em terceiro lugar no último pleito. Escolhido para liderar a maior frente de esquerda (PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, PCLCP e UCB) dos últimos 24 anos na capital, tem expressiva chance de chegar ao segundo turno. Durante a plenária, o vereador Afrânio Boppré, que disputará a reeleição, ressaltou a importância de se construir a coalizão e dela ter o nome de Elson na cabeça de chapa. “A conjuntura exigiu realinhamento das forças progressistas e o professor Elson representa a grande liderança política do campo democrático.”
O partido sairá com a chapa proporcional bem diversa e ampla, com representantes de todas as regiões e de diversos movimentos, como feminista, negro, LGBTQIA+ e agroecológico. Haverá, inclusive, candidaturas coletivas. Na plenária, o presidente do partido em Florianópolis, Leonel Camasão, anunciou que se licenciará do cargo neste domingo, após a convenção, que oficializará sua candidatura a vereador. Assumirá o cargo a coordenadora de campanha de Elson, Rebecca Neto.