Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
O povo Kaingang da comunidade indígena Goj Veso, de Iraí/RS, celebra hoje, 17 de julho de 2020, quatro anos de luta pelo território. O Cacique Isaías Kaigo da Rosa destacou a importância da organização da comunidade nesse período de pandemia pelo novo coronavírus. Segundo ele, não há números de infectados até o momento e os indígenas se mantém em processo de cuidado constante. “Desde o início da pandemia, nós lideranças, orientamos e fechamos as portas da comunidade. Quem estava trabalhando fora, de diarista, ficou reservado também dentro da comunidade, trouxemos o povo para dentro e assim nos mantemos. Ainda não temos infectados pois estamos fazendo a prevenção”.
O cacique também destacou que nos quatro anos de luta pelo território, várias foram as mobilizações e atividades que os Kaingang da Terra Indígena Goj Veso participaram em conjunto com outros povos indígenas. “Sempre estivemos presentes nas mobilizações lutando pelos nossos direitos e de forma conjunta com as outras comunidades indígenas. Isso foi o que sempre nos fortaleceu”, disse.
Em nota, pelos quatro anos de luta da comunidade, Isaías escreveu:
“Ontem estava lembrando do aniversário de nossa comunidade!! Hoje é um dia especial para nossa comunidade, mas sobretudo para nosso Povo Kaingang e para os povos indígenas de modo geral que há séculos resistem em diferentes contextos territoriais no atual Rio grande do Sul e Brasil. De modo singelo, nossa pequena comunidade se representa grande e forte frente a história e no movimento indígena e diante de instituições no RS e no Brasil graças a uma série de fatores, como o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa liderança desde dentro da comunidade até o nosso cacique. Nossa comunidade faz história quando se coloca à disposição para lutar por outra parcela territorial que foi através do esbulho e da violência roubada dos povos indígenas, estamos aqui juntos e fortes mobilizados com nossos corpos e nosso pensamento na luta pelo território dos nossos ancestrais e as imagens que compartilhou Alexandre, ilustram a conexão de nosso coletivo e os antepassados indígenas que há milhares de anos antes do presente já tinham aqui no Goj livres e soberanos. Viva a luta! Viva o GOJ VÊSO”!
Programa Vida em Resistência sobre a comunidade Goj Veso
No programa de TV Web, Vida em Resistência, sobre as realidades das comunidades indígenas da região Sul, você acompanha as entrevistas feitas pela Jornalista do Portal Desacato Julia Saggioratto junto com Ivan Cima, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi Sul), na TI Goj Veso, de Iraí/RS. Essa é uma produção do Portal Desacato e a Cooperativa Comunicacional Sul, com apoio do Conselho Indigenista Missionário – Cimi.
Luta dos Kaingang da TI Goj Veso, em 2015, contra PEC 215, durante encontro indígena no Toldo Chimbangue, Chapecó. Imagens e edição: Pedro Pinheiro.