Na noite de terça-feira, dia 10 de março, recebeu homenagem na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Fabíula Karla Fergütz (in memoriam), militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).
A ação faz parte das ações e participação das mulheres no Poder Legislativo Municipal. As fotos das mulheres que são homenageadas todos os anos, em atividade que corresponde ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, ocupam local de destaque dentro da Câmara, logo na entrada do prédio, na Rua Pedro Julian, Bairro Agostini. Cada homenageada é indicada por um vereador de São Miguel do Oeste. Uma cópia da fotografia e do histórico foi entregue à família de cada uma dessas mulheres.
Histórico:
Fabíula Karla Fergütz nasceu em 28 de setembro de 1996, em São Miguel do Oeste, filha de Janinha Aparecida da Rosa e Natalino Paulo Fergütz, irmã de Fabiana, Pablo e Uglio. Fabíula formou-se no ensino médio na Escola de Educação Básica Dr. Guilherme José Missen, cursava o 1º ano, segundo semestre do curso de Pedagogia, com ênfase em Educação do Campo, no Instituto Federal de Santa Catarina, campus avançado de Abelardo Luz.
Aos nove anos de idade integrou o “Grupo Guerreiros do Batuque” e pouco tempo depois iniciou sua militância na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Em 2013, em sua casa, foi fundado o grupo de jovens “Tribo da Perifa”. Era feminista classista, referência na militância, na família, na comunidade e no município. Ainda estudante do ensino médio, liderou a ocupação das escolas contra o desmonte da educação em 2016.
Fabíula faleceu em um acidente no dia 26 de outubro de 2018. A tragédia de sua partida é resultado de uma vida que foi interrompida da luta contra o machismo e os aspectos fascistas da política que assolam o país. A esperança das pessoas que a amavam e com ela e por ela seguem sua bandeira motiva hoje outros jovens a continuarem a luta contra todas as formas de opressão, especialmente, contra o machismo estrutural e a sociedade patriarcal.
Sempre será lembrada por ser uma filha amorosa, carinhosa e, acima de tudo, uma mulher guerreira dedicada às lutas das mulheres, juventudes e classe trabalhadora. Fabíula, Presente!
“Deus levou uma filha, mas me deixou um anjo. Esteja onde estiver, sempre será lembrada”, é a mensagem que sua família deixa.