247 – O presidente de direita, Luis Lacalle Pou, assumiu a presidência do Uruguai no domingo (1º/3) para governar o país entre 2020-2025, em cerimônia realizada no Palácio Legislativo de Montevidéu. Ele foi criticado pela oposição pela ausência de representantes de Cuba, Nicarágua e Venezuela. O presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, compareceu.
“Eu, Luis Lacalle Pou, me comprometo, por minha honra, a desempenhar com lealdade o cargo que me foi confiado e a manter e defender a Constituição da República”, disse Lacalle Pou ao fazer o juramento de posse.
O novo presidente, do Partido Nacional, recebeu a faixa presidencial do presidente cessante Tabaré Vázquez, da Frente Ampla, de esquerda, que governou o país sul-americano nos últimos 15 anos.
“Saudamos nosso parceiro, primeiro prefeito e presidente de uma força política de esquerda no Uruguai, que começou a transformar nosso país, tornando-o mais justo e mais eqüitativo”, diz uma nota publicada na sexta-feira pela Frente Ampla.
Informações da Telesul.
—