Vestida de bruxa medieval, Fernanda Montenegro aparece em foto em frente a pilha de livros prontos para serem queimados por censores
A atriz Fernanda Montenegro estará na capa da edição de outubro da revista Quatro Cinco Um, especializada em literatura, com um chamado contra a censura. Vestida de preto e amarrada em frente a uma pilha de livros, a atriz aparece em foto remetendo à queima de bruxas do período medieval.
Em reportagem intitulada “Salvem os Livros. E as Bruxas”, a única atriz brasileira vencedora do Emmy Internacional faz um chamado contra a censura. A foto viralizou nas redes sociais e veio acompanhada da frase “Quando acenderem as fogueiras, eu quero estar ao lado das bruxas”. Não se sabe se a frase foi dita pela atriz, mas a revista compartilhou uma das publicações com essa mensagem em seu Instagram.
A foto é uma clara mensagem contra a tentativa de cerceamento de publicações promovidas recentemente pelo prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, na Bienal do Livro, e pelo governador de São Paulo, João Doria, em veto a livros didáticos.
Além do ensaio, Fernanda viverá uma bruxa nos cinemas, no longa “As Bruxas”, dirigido pelo seu filho, Cláudio Torres.
— Quatro Cinco Um (@quatrocincoum) September 19, 2019