Por Eliezer A. de Oliveira, para Desacato. info.
Os estudantes, trabalhadores e comunidades em geral de Abelardo Luz/SC, organizaram-se no dia 15 de maio, concentrando-se na praça central de Xanxerê/SC, levando para as ruas suas indignações diante dos cortes na educação e o projeto de desmonte da previdência social, utilizando instrumentos de percussão, cartazes, faixas, gritos de ordem, ciranda e encenações teatrais.
Estudantes, trabalhadores/as de todas as idades começaram a se concentrar no centro a partir das 13h, sendo contabilizado pelos organizadores da mobilização aproximadamente 400 pessoas. A concentração dos estudantes de diversas escolas da rede pública da região, como IFC de Abelardo Luz/SC, IFSC de Xanxerê/SC, E. E. M. Paulo Freire, e sindicatos dos profissionais da educação também estiveram em marcha denunciando a reforma da previdência que estão tentando impor para a classe trabalhadora.
O objetivo da manifestação era claro, pedir o desbloqueio dos recursos que foram retirados da educação e repudiar a tentativa de acabar com a previdência social. Esses cortes visam privar o povo brasileiro de ter acesso às instituições públicas, as quais terão dificuldades para dispor aos estudantes o suporte necessário. Já a questão da previdência colocará em risco os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores/as.
Confira algumas imagens enviadas pelos estudantes do IFC Abelardo Luz/SC, que ocuparam as ruas em Xanxerê ontem.