Polícia descobre venda de TCCs, e estudantes universitários podem ter diplomas cassados

Foto: Pixabay

A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga a venda de trabalhos de conclusão de curso (TCC) para estudantes universitários do Distrito Federal e dois estados do país. Na madrugada da quinta-feira (6/9), agentes da unidade policial cumpriram mandados de busca na casa de um suspeito, em Águas Lindas (GO), onde encontraram pelo menos 100 monografias armazenadas em um computador.

De acordo com a polícia, o investigado, que tem 31 anos, produzia TCCs para estudantes de direito, medicina, pedagogia e gestão financeira. O serviço teria atraído até universitários de Minas Gerais e da Paraíba. Por enquanto, ele será investigado em liberdade, mas pode ser acusado por falsidade ideológica e ficar três anos preso.

Os policiais chegaram à casa do suspeito após interrogar um estudante de direito investigado por tráfico de drogas. De acordo com o estudante, o homem teria cobrado R$ 1,6 mil para produzir seu TCC. Durante a operação desta madrugada, os agentes apreenderam um celular, um notebook e um HD. Com os objetos, a polícia quer identificar os estudantes que compraram monografias do homem e as instituições lesadas pelos TCCs falsificados.

Diplomas cassados

“No computador, as monografias estavam identificadas com os nomes de quem havia comprado. O homem era bem organizado e isso facilitou nossa investigação. Comprovadas as fraudes, os beneficiados podem ter os diplomas cassados e responder por uso de documento falso. A pena varia entre um e três anos de reclusão”, disse o delegado-chefe da 1ª DP, Ataliba Neto.

Segundo o delegado, o homem havia sido aprovado para investigador em um concurso da Polícia Civil de Minas Gerais. A princípio, ele não tem antecedentes criminais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.