RIC TV utiliza imagens do Portal Desacato sem citar a fonte

VAMOS FALAR DE ÉTICA NO JORNALISMO?

Sou Janaína Machado, cinegrafista e editora do Portal Desacato. Essas imagens do vídeo são do meu trabalho para essa mídia. Essa matéria saiu no veículo da RIC TV no dia 29 de março de 2018, sendo que a matéria que fiz é do dia 22 de março de 2018, ou seja, após uma semana a RIC TV utilizou de nossas imagens para sua suposta matéria “exclusiva” sem nenhum crédito à Desacato e com uma única atribuição a um cinegrafista da própria empresa.

Por que digo tudo isso?

O Portal Desacato é mídia independente, que está na luta já há 11 anos e diferente das grandes mídias, sobrevivemos do apoio de poucos. Não temos verba para infraestrutura e equipamentos do mesmo porte que eles, sobrevivemos da nossa força e vontade de fazer jornalismo verdadeiro, comprometido com as lutas sociais, visibilizando denúncias que muitas vezes a mídia monopólica silencia, ou simplesmente, não faz questão de denunciar. Boa parte do trabalho jornalístico que o Portal Desacato faz é sem ganhar um real.

Isso tudo mostra a tamanha falta de ética e respeito com as demais formas de produzir informação e jornalismo de quem não faz parte do circuito das grandes corporações. E se fossem as imagens da Globo?

Não quero desqualificar a importância da pauta reportada e do impacto que pode gerar na sociedade, inclusive é o trabalho que eles deveriam fazer todos os dias. Porém, que façam com respeito ao trabalho de outros profissionais da área e com os devidos créditos.

A matéria da Desacato teve mais de 16 mil visualizações. Fica o questionamento: será que eles queriam falar sobre essa pauta, que é de extrema necessidade social, ou eles buscam somente audiência em cima do trabalho de uma mídia independente e do trabalho de uma cinegrafista mulher, negra e lésbica?

Esse é mais um retrato da imprensa oligárquica e o quanto ela está a serviço do capital e não da luta real e cotidiana da sociedade.

Repudiamos a falta de ética da emissora RIC TV e exigimos uma errata com retratação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.