Dia 19, segunda-feira, Cinema entre fronteiras
(El abrazo de la serpiente) de Ciro Guerra. Colômbia, Venezuela, Argentina. 2015. 125min. Aventura/Drama. 14 anos. Com Brionne Davis, Nilbio Torres e Antonio Bolívar.
A solidão de Karamakate, último sobrevivente de seu povo, é interrompida com chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico em busca de uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar.
Dia 20, terça-feira, Cine Francês AF
(Alda et Maria) de Maria Esperança Pascoal. Portugal. 2011. 94min. Drama. Sem classificação. Com Catarina Avelar, Elisabete Baldé e Willion Brandão.
Verão de 1980. Alda e Maria chegam a Lisboa em fuga da Guerra Civil de Angola cheias de esperança no que o futuro lhes reserva.
Dia 21, quarta-feira, ART 7
(Mustang) de Deniz Gamze Ergüven. Turquia, Alemanha, França. 2015. 97 min. Drama. Sem classificação. Com Güne? Nezihe ?ensoy e Do?a Zeynep Do?u?lu.
Cinco irmãs de um vilarejo turco são punidas depois de brincarem com os meninos, ato considerado escandaloso pela avó das garotas.
Dia 22, quinta-feira, Cine Francês AF
(Une bouteille à la mer) de Thierry Binisti. Canadá, França, Israel. 2011. 100min. 12 anos. Drama. Com Agathe Bonitzer, Hiam Abbass e Mahmoud Shalaby.
Tal é uma jovem francesa que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, exprimindo suas interrogações.
Dia 23, sexta-feira, FECHADO
Aniversário de Florianópolis
Dia 26, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema
De Michael Snow. Canadá, EUA. 1967. 45min. Experimental. 12 anos. Com Hollis Frampton, Amy Taubin e Joyce Wieland.
A câmera filma uma sala predominantemente vazia, num lento zoom em direção a um quadro na parede, acompanhado de um som de frequência cada vez mais aguda.
(The incredible shrinking man) de Jack Arnold. EUA. 1957. 81min. Ficção científica. 12 anos. Com Grant Williams, Randy Stuart e April Kent.
Durante um passeio de barco, Scott Carey é atingido por uma misteriosa nuvem de partículas brilhantes e começa a encolher diariamente.
Mediação: Bruno Andrade, crítico de cinema.
Dia 27, terça-feira, 19h, Foco em Cinema
De Stan Brakhage. EUA. 1993. 3min. Experimental/ficção científica. 12 anos.
A visão artística do cosmos de Stan Brakhage.
Duas ou três coisas que eu sei dela
(2 ou 3 choses que je sais d’elle) de Jean-Luc Godard. França. 1967. 87 min. Drama. 16 anos. Com Marina Vlady, Anny Duperey, Jean Narboni.
Um dia na vida de Juliette Jeanson, uma dona de casa que divide sua rotina entre os afazeres domésticos e a prostituição, intercalado com cenas da contemporaneidade parisiense.
Dia 28, quarta-feira, ART 7
(Hidden Figures) de Theodore Melfi. EUA. 2016. 127 min. Drama/Biografia. Sem classificação. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.
História da equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas que participaram ativamente na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.
Dia 29, quinta-feira, Grandes Diretoras
O caminhão
(Le camion) de Marguerite Duras. França. 1977. 76min. Drama. Sem classificação. Com Marguerite Duras e Gérard Depardieu.
Escritora lê para um ator o roteiro de um filme sobre uma mulher que pega carona com um motorista de caminhão.