O projeto Samba de Terreiro, que foi lançado com grande sucesso no início de janeiro deste ano e assistido por milhares de pessoas, tem novo encontro marcado com o público nesta terça-feira (11), a partir das 17h30min, na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis. Com apresentações gratuitas e repertório que remete à história do samba, as rodas na Escadaria vão acontecer na segunda terça-feira de cada mês.
Será a primeira roda de samba depois de um período de recesso pós-Carnaval para estudos e avaliação do futuro do projeto, que se consolidou como um verdadeiro movimento cultural em 2017 na Capital. A ideia de integrantes do projeto, que reúne cerca de 40 produtores, artistas e coordenadores, é manter pelo menos uma apresentação gratuita e aberta ao público por mês. Enquanto isso, as equipes trabalham junto a instituições para captar recursos que viabilizem a manutenção do Samba de Terreiro e a atração se torne uma realidade permanente no calendário oficial da cidade.
O projeto Samba de Terreiro na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos surgiu com a proposta de preservação e a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930.
As rodas, que começam com um orador explicando sobre as raízes do samba, estimulam a participação da plateia no conhecimento e canto das composições antigas. É uma forma de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões das Velhas Guardas das escolas.
Samba de Terreiro
Data: 11/04
Horário: das 17h30 às 19h30
Onde: Escadaria do Rosário (Espaço Público em Florianópolis – Rua Marechal Guilherme, 60 – Centro – Florianópolis-SC)
Fotos: Giuliane Gava. As imagens fazem parte de ensaio realizado no dia 03 de janeiro, data da estreia do projeto.
Evento no facebook:https://www.facebook.com/events/261113837682377/.